trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche Carrera Cup: Werner Neugebauer vence em Goiânia após duas trocas de pneus

O piloto do carro #8 assumiu a vice-liderança da Carrera Cup, mas ainda está a 48 pontos do líder Miguel Paludo.

A abertura da penúltima rodada tripla do campeonato de Sprint da Porsche Cup foi um dia de muitas emoções inéditas em Goiânia. Além de dupla troca de pneus embaralhando a corrida da,Werner Neugebauer voltou a vencer na temporada de Sprint após algum tempo longe do topo do pódio. Além de Werner, outro pilotou que se destacou nesta sexta-feira foi Luca Seripieri, que conquistou a sua primeira pole position na Porsche Cup.

Nas classificações do campeonato, Miguel Paludo segue líder da Carrera 4.0. Já na classe Carrera Cup Sport a liderança agora passou para Maurizio Billi, catapultado pela vitória na classe de entrada dos carros de motor 4.0 litros.

A jornada começou com muito calor na capital goiana. Tanto que nos qualis os pilotos nem sequer ficaram na pista durante os 15 minutos de cada sessão. Os pneus rapidamente perdiam sua melhor performance, de modo que ou os pilotos faziam 10 minutos em alta velocidade e recolhiam para box, ou esperavam nos pits por cinco minutos antes de tentar cravar as melhores marcas na parte final de cada quali.

Nesse cenário, prevaleceram nos classificatórios da Carrera Cup os jovens Luca Seripieri (corrida 1) e Enzo Elias (pole na corrida 2).

No intervalo entre os qualis e as primeiras largadas da etapa, o calor deu trégua. Mas foi substituído por uma forte chuva.

A corrida da Carrera Cup foi complicada pelo tempo. Sem chuva, mas ainda com pista molhada, foi instalada a dúvida sobre qual tipo de pneu deveria ser usado. Os carros deixaram o box com pneu de chuva, trocaram para slick no grid. Mas voltou a chuva e foi necessário retorno aos pits para nova substituição. Com isso, mais de metade dos 25 minutos de prova foram consumidos com o ritmo de prova neutralizado.

Quando enfim houve a largada, Luca Seripieri perdeu o carro #31 ao chegar pela primeira vez em alta velocidade para a freada da curva 1. Assim Werner assumiu a liderança, que conservou até a bandeirada. Ele foi muito atacado por Miguel Paludo, mas conteve o ímpeto do líder do campeonato. Pela classe Sport, Maurizio Billi levou a vitória e, de quebra, a liderança nos pontos.

A programação retorna no sábado, com mais duas corridas da 4.0. Assim como na sexta, a previsão do tempo indica calor pela manhã e risco de chuva à tarde.

Amanhã acontece a prova 2 da Carrera Cup, com Enzo Elias partindo da posição de honra.

As corridas da tarde encerram a rodada tripla de Goiânia, em programação que começa às 13h45. Os canais da Porsche Cup em mídia social e seu site transmitem as provas, bem como os canais Sportv e o portal motorsport.com.

Os qualis:

Carrera Cup 1

Enzo Elias aproveitou o início do treino para assumir a pole provisória, à frente de Lico Kaesemodel. Werner era o terceiro, com Christian Hahn em quarto.

Mas Miguel Paludo e Luca Seripieri iniciaram a sessão aquecendo pneus e deixaram a parte final do quali para buscar suas melhores marcas.

Seripieri assumiu a ponta a cinco minutos do fim, Paludo subiu para quarto lugar.

Na fase final do treino a ordem dos ponteiros permaneceu inalterada, com Seripieri, Enzo, Werner, Paludo e Lico. A pole da classe Sport ficou com Rodrigo Mello, 12º no geral.

Foi a primeira pole de Seripieri na categoria máxima em prova de Sprint.

Carrera Cup 2

JP Mauro foi 12 milésimos mais rápido que Rodolfo Toni no início do treino e abriu a sessão na liderança. Depois, na marca de 5 minutos de treino, Enzo Elias assumiu a pole provisória.

Mas ainda havia cinco carros para entrar na pista, entre eles o de Miguel Paludo, aguardando a segunda metade do treino para classificar o Porsche #7.

Lico cravou o segundo tempo na metade do treino, enquanto Seripieri registrava a quarta marca. Na passagem seguinte, quando o #63 recolheu para box, Seripieri superou sua marca por 2 milésimos.

Paludo entrou no top5 com 10 minutos de treino, quando Neugebauer (o último a ir para pista) completava sua primeira volta lançada e já alcançava o quarto lugar. Na passagem seguinte o carro #8 já apareceu em segundo lugar, a 57 milésimos da marca de Enzo Elias.

O brasiliense parte da posição de honra na prova da manhã de sábado. Ao seu lado larga Werner. Seripieri, Lico e JP Mauro completam o top5. A pole da classe Sport ficou para Rodrigo Mello, com o décimo lugar no geral.

A corrida:

A chuva cessou no intervalo entre a corrida da GT3 Cup e a abertura da prova da Carrera Cup, e, com isso, veio uma grande incógnita tanto para pilotos como para a direção de prova: largar com pneus Michelin slicks ou de chuva? Depois de analisar junto ao piloto consultor Max Wilson, o estafe da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e o time de engenharia da Porsche Cup, os carros que foram para o grid com pneus de chuva trocaram para slicks antes da largada.

Como na prova da GT3 Cup, o início da prova foi sob regime de safety car para que os pilotos se adaptassem às condições de aderência com os pneus slicks com a pista secando mas ainda úmida. Depois de seis voltas sob regime de safety car e dez minutos de prova, a direção de prova agitou a bandeira vermelha e interrompeu a prova. Todos os carros voltaram aos boxes e colocaram novamente os pneus de chuva.

Depois de duas voltas de apresentação, com os carros calçados com pneus de chuva, o safety car deixou a pista faltando menos de 12 minutos para a abertura da última volta, ou seja, metade da distância originalmente prevista para a corrida. O primeiro a chegar em alta velocidade na freada para a primeira curva foi Seripieri, que escapou, e Neugebauer assumiu a liderança, com Paludo em segundo.

Outra disputa acirrada na primeira volta sob bandeira verde foi entre Mauro e Hahn. A briga começou na reta principal e terminou na parte final do circuito. Um pouco mais atrás, Elias rodou ao lado de Mello, Ziemkiewicz chegou a atingir os carros de raspão, mas seguiu. Na segunda volta efetiva de corrida, Paludo encostou em Neugebauer e começou a pressionar o piloto Shell pela liderança. O top5 era completado por Kaesemodel, Müller e Mauro. Billi liderava a classe Sport, em décimo no geral.

Na quinta volta, Müller caiu de quarto para sexto, com JP subindo para quarto, à frente de Hahn, que naquele momento ocupava o último lugar no pódio. Logo depois, Werner teve dificuldade no “S” de baixa e permitiu a aproximação de Paludo. O líder do campeonato tentou uma tomada por fora na Curva Zero para ter mais ação na entrada da reta, e os dois foram alternando o traçado até o fim da curva 2. Com isso, Kaesemodel chegou nos dois, mas Werner segurou a ponta.

Na volta 8, Hahn conseguiu uma bela manobra sobre Mauro e assumiu o quarto lugar. Duas voltas depois, Neugebauer livrou uma certa distância de Paludo, mas uma rodada de Pizii na curva 3 lançou a incógnita sobre a necessidade do safety car. Pizii conseguiu tirar o carro da posição de risco e o levou para um ponto mais seguro.

Mesmo assim, a direção de prova acionou o safety car e, com isso, neutralizou a disputa pela liderança. Werner venceu à frente de Paludo, Lico, Hahn e JP. Em nono no geral, Billi ganhou a classe Sport, à frente de Ziemkiewicz, Mello, Toni e Pizii.

O que eles disseram:

“Foi uma corrida desafiadora, não pudemos mexer nos ajustes depois de trocar de pneu, então estávamos com configuração do carro para a pista seca, o que deixou o carro muito agressivo na pista molhada. Foi difícil guiar nessas condições. Foi uma corrida difícil, mas deu para trazer até o final e conseguir a vitória.”
Werner Neugebauer

“Classificação muito complicada, difícil achar o acerto do carro. Depois a tarde mudou tudo, quando chove muda tudo em termos de acerto de carro. Procurei fazer uma prova limpa, sem cometer erros e com tranquilidade, sempre pensando no campeonato”
Maurizio Billi

“Estou muito feliz pelo resultado, considerando as circunstâncias de chuva e pista seca. Acabei fazendo a corrida na chuva com o acerto para seco, o que foi um grande desafio. Tinha que lutar para permanecer na pista e ao mesmo tempo tentar atacar o Werner. Eu era mais rápido em alguns trechos, ele em outros, então foi uma prova muito interessante. Fico feliz pelo segundo lugar e tenho que parabenizar o Werner pela vitória. Pensando na pontuação do campeonato, foi uma prova excelente.”
Miguel Paludo

Resultado

Quali 2 – Carrera Cup
1. Enzo Elias 1:23.510
2. Werner Neugebauer +0.057
3. Luca Seripieri +0.362
4. Lico Kaesemodel +0.364
5. JP Mauro +0.434
6. Miguel Paludo +0.581
7. Marçal Muller +0.611
8. Pedro Boesel +0.713
9. Christian Hahn +0.746
10. Rodrigo Mello* +0.815
11. Pedro Aguiar +0.878
12. Alceu Feldmann +1.100
13. Rodolfo Toni* +1.421
14. Renan Pizii* +1.539
15. Rouman Ziemkiewicz* +2.019
16. Maurizio Billi* +2.157

*Classe Sport

Corrida 1 – Carrera Cup
1. Werner Neugebauer +17:37.609
2. Miguel Paludo +0.383
3. Lico Kaesemodel +0.926
4. Christian Hahn +1.475
5. JP Mauro +1.582
6. Marçal Muller +3.112
7. Pedro Aguiar +3.649
8. Pedro Boesel +6.158
9. Maurizio Billi* +9.072
10. Enzo Elias 11.667
11. Rouman Ziemkiewicz* +38.500
12. Luca Seripieri +39.328
13. Rodrigo Mello* +47.165
14. Rodolfo Toni* +1:00.333
15. Alceu Feldmann -1 volta
16. Renan Pizii* -2 voltas
*Classe Sport

O Campeonato

Carrera Cup
1. Miguel Paludo 156
2. Werner Neugebauer 109
3. Lico Kaesemodel 103
4. Marçal Muller 93
5. Pedro Boesel 91
6. Alceu Feldmann 90
7. Pedro Aguiar 86
8. Enzo Elias 78
9. JP Mauro 66
10. Luca Seripieri 60
11. Maurizio Billi 44
12. Rodrigo Mello 40
13. Christian Hahn 36
14. Rouman Ziemkiewicz 33
15. Rodolfo Toni 32
16. Ricardo Baptista 17
Fran Lara 17
Renan Pizii 17
19. Eduardo Azevedo 7

Carrera Cup Sport
1. Maurizio Billi 63
2. Rodrigo Mello 62
3. Rodolfo Toni 56
Rouman Ziemkiewicz 56
5. Fran Lara 30
6. Renan Pizii 28
7. Eduardo Azevedo 12

PARCEIROS