trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Lance a Lance – Confira o resumo dos 500 km em Interlagos

A prova foi iniciada sob regime de safety car após atraso de 30 minutos na largada por causa da forte chuva. Na abertura da quarta volta aconteceu a relargada, Werner Neugebauer e Christian Hahn mantiveram suas posições, Cesar Ramos superou Guilherme Salas na primeira curva e se manteve em quarto. Na Challenge, Sergio Ramalho passou Luiz Razia para liderar.

Assim que o box foi aberto para os pits obrigatórios, o carro #70, de Lucas Salles, Rafael Suzuki e Fran Lara, parou no setor de apoio. Pole na classe Carrera Sport, ele perdeu muito rendimento nas voltas iniciais e entrou nos pits na primeira oportunidade.

Na oitava volta, Chris Hahn passou Werner para ser líder com o #26. Na Sport o #88 liderava com Cesar Ramos no terceiro lugar geral. Em oitavo, o #73, com Enzo Elias, era líder na Rookie.

Werner rodou com pneu traseiro direito danificado na volta 9, perdendo inúmeras posições antes de entrar nos pits pela primeira vez.

Na décima volta, o #3, com Franco Giaffone, também recolheu para box com o pneu traseiro direito destalonado. A seguir Cesar Ramos entrou nos pits para a primeira parada do carro #88, também com pneu danificado.

No marco de 30 minutos de prova, com 14 voltas completadas pelo carro líder de Chris Hahn, o top5 tinha atrás do carro #26, o #7 com Miguel Paludo, o #1, com Gui Salas, o #73 com Enzo Elias e o #77, com Pedro Aguiar. Ramalho seguia liderando na classe Challenge.

Marçal Müller no final da reta Oposta, passou Pedro Aguiar com autoridade para entrar no top5 na volta 15. Mais à frente, Enzo passou Gui Salas, assumindo o terceiro lugar.

Na volta 21, o #8 novamente teve o pneu traseiro direito furado, agora com Ricardo Zonta na pilotagem. O mesmo aconteceu com o #88, que tinha Georgios Frangulis no comando. Na mesma passagem Enzo alcançou Paludo em disputa pela vice-liderança.

Paludo entrou nos pits após a volta 25 para o primeiro pit do #7. Enzo teve caminho aberto para tentar alcançar Hahn, mas o #26 havia estabelecido um primeiro stint muito produtivo, abrindo mais de 16s em 20 voltas de bandeira verde. Ele entrou nos pits na conclusão da volta 27.

Separados por menos de 5s em P1 e P2, Enzo e Marçal, que disputaram até o fim o campeonato de sprint, estenderam seus stints iniciais. Müller entrou no box com o #17 após 31 giros. Enzo levou o carro até a 32ª volta. E a liderança ficou para Bruno Campos, o último a fazer a parada mandatória, no giro 40.

Diego Nunes foi forçado a retornar com o #26 para o box depois de apenas cinco voltas, também com o pneu traseiro direito danificado. 

Com o pelotão reordenado depois do primeiro pit obrigatório, a liderança era do #73, com Adroaldo Weisheimer. Dennis Dirani vinha 10s atrás com o #7 quando levou o carro para a segunda parada.

Com mais de 1h20 de prova e 41 voltas realizadas, a chuva apertou consideravelmente. Adroaldo seguia na frente, com Allam Khodair em segundo no #116 (liderando na Sport). Em 14º, Pedro Costa liderava na Challenge com o #145.

Na condição crítica do asfalto, o nome da corrida era Caio Collet, a bordo do carro #9. Com voltas até 2s mais velozes que os concorrentes, o piloto da F3 ingressou no top5.

Na volta 47, Caio passou Casagrande e JP Mauro, enquanto Khodair assumia a liderança ao superar Adroaldo. O #9 entrou para sua segunda parada a seguir.

Na volta 50 a chuva apertou ainda mais, complicando a visibilidade na subida do Café, reta principal e na Oposta. Khodair seguia firme na liderança com o #116, Adroaldo era segundo. JP Mauro, Leo Sanchez e Ricardo Mauricio completavam o top5. Em sexto no geral, Matheus Iorio liderava na Challenge com o carro #34.

Khodair entrou nos pits na volta 57. Favorecido por seguidas voltas muito rápidas, Chris Hahn assumiu a liderança a três voltas do fim do segmento.

O #26 venceu o segmento com muita autoridade, com direito a mais de um minuto de vantagem sobre o #1, àquela altura com Gui Salas. Enzo Elias, Beto Gresse e Nicolas Costa completavam o top5. Em 19º, o #199, com Renan Guerra, liderava na Challenge.

Na volta 67, Alceu Feldmann, que havia rodado na curva do Sol alguns giros antes, encostou o carro #1 na Junção. Nos pits, Gui Salas se agitava para assumir o carro reserva.

O safety-car então foi acionado, vez que Alceu ficou parado em local perigoso.

As equipes rapidamente se precipitaram para antecipar a próxima rodada de pits. Na volta 70 foi acionada a bandeira verde, com 28 dos 30 carros nos pits. A seguir o #145 parou no Laranjinha.

Com 2h30min de corrida realizada, a liderança era do #73 com Adroaldo Weisheimer. Vitor Meira no #888 vinha em segundo. Gabriel Casagrande (#80), Fran Lara (#70) e Francisco Horta (#77) completavam o top5. Pela Challenge, a liderança era do #34, com Matheus Iorio. Chris Hahn era 15º, com o #26, mas o carro já havia cumprido quatro paradas obrigatórias, contra três da maioria dos seus concorrentes diretos.

Com o anoitecer, a chuva ficou ainda mais forte. Assim os tempos de volta subiram consideravelmente e muitos carros escapavam da pista ou rodavam após destracionar.

O safety-car novamente foi acionado na volta 75, para resgate do carro #25 atolado por dentro da curva do Bico de Pato. Mais uma vez os competidores se precipitaram para os pits -quase todos para a quarta parada mandatória, mas o #99, de Nicolas Costa e Jeff Giassi, para a quinta e última exigida pelo regulamento.

Com o tempo muito fechado, pouca visibilidade e a perspectiva de muito mais tempo de safety-car, diversos carros entraram novamente nos pits, para a quinta parada.

O #88, com Cesar Ramos, seguia na pista em primeiro lugar e com quatro paradas obrigatórias. Com os demais concorrentes tendo realizado os cinco pits, na pista o top5 era completado por Diego Nunes (#26), Adroaldo Weisheimer (#73), Fran Lara (#70) e Átila Abreu (#17).

Pela Challenge, a liderança era de Matheus Iorio (#34), com Nelson Marcondes (#199), Josimar Junior (#777), Ayman (#555) e Fabio Carbone (#66, liderando na Rookie).

O #88 entrou para seu último pit na volta 94, deixando a liderança para o #26 e retornando em nono depois da parada. Consequentemente, o #80, com Renan Pizii entrou no top5.

Na bandeirada com 110 voltas realizadas e o limite de 4h30min de prova, vitória e título para a dupla do #26, Christian Hahn e Diego Nunes. Pela Challenge, triunfou o carro #34, de Ricardo Fontanari, Matheus Iorio e Christian Fittipaldi. Em segundo ficou o #199, de Nelson Marcondes e Renan Guerra, assegurando o título no processo.

PARCEIROS