Chico Horta e William Freire conquistam a pole na classe 3.8 da Porsche Endurance 500

O trio formado por Maurizio Billi, Marco Billi e Gaetano di Mauro sai na segunda posição

O treino classificatório da classe 3.8 da Porsche Endurance 500 foi repleto de emoções, nesta sexta-feira (29), em São Paulo. A dupla do carro #77, formada por Chico Horta e William Freire, conquistou a pole position impulsionada pela grande volta de Horta, primeiro piloto a ir para pista no Autódromo José Carlos Pace, popularmente conhecido como Interlagos.

Na segunda parte do treino, Gaetano di Mauro, no carro #83, fez uma volta impressionante e conseguiu colocar o carro do trio formado por ele, Marco e Murizio Billi no segundo lugar do grid.

Em terceiro, será alinhada a máquina #99 de Zeca Feffer e Cesar Ramos. Em quarto, liderando na classe 3.8 Sport, vem o carro do trio Nelson Monteiro, Lucas Salles e Ayman Darwich. Vencedores das duas primeiras corridas da temporada, Leonardo Sanchez e Átila Abreu com a máquina #15, largam em 24º no geral e quinto na categoria 3.8.

Vale lembrar que para os competidores que competem em duplas, cada piloto necessita completar 48 voltas no mínimo durante a corrida. Já nos trios, cada piloto deve completar 32 voltas pelo menos. Não há exigência para a ordem dos stints dos pilotos e cabe aos estrategistas de cada equipe definir os momentos das paradas, revezamento dos pilotos além da estratégia de quem largar e quem finaliza a prova. Cada carro precisa fazer no mínimo cinco pit stops de seis minutos.

O evento final da temporada 2019 da Porsche Império Carrera Cup terá ainda uma grande celebração da marca, o Sportscar Together Day, promovido em conjunto com a Porsche Brasil.

A promessa é de um encontro histórico de entusiastas, proprietários, colecionadores, fãs, pilotos e apaixonados pela marca recordista de vitórias nas 24 Horas de Le Mans. O evento reunirá modelos de rua antigos e de competições, com um grande desfile pela pista de Interlagos.Assim como todas as etapas do ano, a jornada final terá operação de arquibancadas. Os ingressos custam a partir de R$ 30,00 e estão à disposição nas bilheterias do autódromo de Interlagos neste sábado.

A Porsche Endurance 500 tem largada programada para às 14h10, com transmissão ao vivo pelos portais Globoesporte.com, Grande Prêmio e pelos canais da Porsche Império Carrera Cup no Youtube e Facebook.

O quali da 3.8

O grupo A do quali da 3.8 começou com Chico Horta fazendo o primeiro tempo competitivo, com 1m40s029. Depois vieram Guilherme Reischl, com o carro #32, e Leo Sanchez, todos na casa de 1m40. Na segunda passagem, os carros baixaram um pouco, e Horta fez 1m39s164, e Leo, 1m39s881, o melhor tempo de sua carreira em Interlagos.

Faltando dois minutos, Chico Horta mantinha a liderança, mas Nelson Monteiro assumiu o segundo lugar, com 1m39s382. Depois vinham Marcelo Tomasoni, com 1m39s610, Cesar Urnhani, com 1m39s645, e Marco Billi, com 1m39s719. Leo Sanchez caiu para sexto.

Na bandeirada, Chico Horta baixou da casa de 1m39, registrando 1m38s865 para ficar com o melhor tempo do grupo A. Em segundo, Nelson Monteiro liderava a classe Sport. Tomasoni melhorou para 1m39s532 e liderava a Carrera.

No Grupo B, Gaetano di Mauro foi o primeiro a registrar um tempo competitivo, com 1m37s733. William Freire também fez 1m37s7, assumindo a pole provisória na média do tempo com William Freire. Naquela altura, Renan Guerra era o mais veloz da pista, com 1m37s727, colocando o carro em dupla com Paulo Totaro em quinto no geral.

Logo depois, Gaetano baixou seu tempo para 1m37s141, mas na média o carro #83 era o segundo, atrás do carro #77. Em terceiro, vinham o #99 com César Ramos, o #87 com Lucas Salles e o #15 com Átila Abreu.

A pole da 3.8 ficou mesmo com William Freire e Chico Horta. O trio Gaetano di Mauro/Maurizio Billi/Marco Billi ficou em segundo, com Gaetano fazendo o melhor tempo individual, em 1m37s1. César Ramos e Zeca Feffer ficaram em terceiro, à frente de Lucas Sales/Nelson Monteiro/Ayman Darwich e Átila Abreu/Leo Sanchez.

O que eles disseram:
“Foi um tempo muito bom, nove décimos melhor do que eu fiz na Fórmula 1. O William sempre classifica bem. Na corrida passada em Goiânia, fiz o segundo tempo e deu pole para nós. Espero que ele faça um tempo bom para sairmos na frente.”
Chico Horta

“Meu parceiro está de parabéns. Foi a melhor volta dele disparada, um segundo mais rápido do que ele já havia feito. Ele conseguiu colocar uma vantagem muito boa para o segundo colocado. Aí optamos por ficar mais tempo no box para conseguir abaixar um pouco a calibragem. Saímos por último e, mesmo fazendo a primeira volta bem lento, peguei trânsito e acabei não melhorando o tempo. Mas deu tudo certo, a pole é do Chico Horta.”
Willian Freire

“Estou muito feliz de voltar e poder andar bem. Contente pelo convite do Murizio e do Marco. Vai ser uma corrida bem legal, são 500 km para batalhar e é emocionante poder voltar a ser competitivo. Não está sendo assim na Stock, mas acaba sendo uma motivação extra para a última etapa. ”
Gaetano di Mauro

“Depois de uma quinta-feira complicada, quando andamos com chuva e não deu para treinar direito, o tempo veio e foi um tempo fantástico. Eu nunca tinha virado 1:39.3, foi um tempo que me deixou muito feliz. Agora o Lucas vai entrar e vamos ver se conseguimos uma boa média. Foi bem legal ter ficado em segundo lugar no geral.”
Nelson Monteiro

“A volta foi muito boa, a pista estava livre e o carro com um ótimo acerto. Eu dei uma travada de rodas no começo do treino, mas consegui encaixar uma boa volta no final. Estou bastante contente com o resultado. ”
Lucas Salles

O grid
1. #77 Francisco Horta e William Freire*, 1:38.322
2. #83 Maurizio Billi, Marco Billi e Gaetano di Mauro*, 1:38.425
3. #99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*, 1:38.805
4. #87 Nelson Monteiro, Lucas Salles e Ayman Darwich**, 1:38.867
5. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*, 1:39.026
6. #26 César Urnhani e Nelsinho Marcondes**, 1:39.239
7. #32 Fernando Fortes e Guilherme Reischl*, 1:39.270
8. #177 Raphael Miranda e Adriano Buzaid*, 1:39.341
9. #45 Paulo Totaro e Renan Guerra*, 1:39.451
10. #00 Marcelo Tomasoni e Renato Braga, 1:39.534
11. #50 Ramon Alcaraz e Márcio Mauro**, 1:40.326
*GT3 Cup
**Sport

PARCEIROS