Garanta Seu Ingresso

Miguel Paludo e Pedro Queirolo vencem na despedida da Porsche GT3 Cup em Curitiba

A prova da Cup abriu a programação do último final de semana da Porsche GT3 Cup em Curitiba. As atividades foram antecedidas por um warm-up de 15 minutos, no qual os carros puderam acelerar para secar a pista.

Mesmo assim a largada foi feita com safety-car, o que favoreceu a vitória de Miguel Paludo após liderar todas as voltas. O bicampeão é o primeiro (e único) piloto a repetir uma vitória em 2016. Marcelo Hahn foi quinto no geral e venceu pela primeira vez na Cup Sport. Em sétimo, o bicampeão da classe Master Maurizio Billi novamente triunfou na categoria para competidores acima de 50 anos de idade.

A segunda prova da Cup fechou a programação. Daniel Schneider assumiu a liderança na curva 1 e a sustentou até a penúltima volta, quando rodou no mesmo ponto. Pedro Queirolo então virou o quinto vencedor diferente em seis corridas na temporada. Na Cup Sport, Adalberto Baptista venceu pela primeira vez com o quarto lugar no geral. Na Master o triunfo ficou com Guilherme Figueirôa, agora isolado na liderança.

Lico Kaesemodel, que tanto queria uma vitória em casa na jornada de despedida da pista, saiu sem o troféu de primeiro lugar. Mas com o quarto lugar na prova 1 e segundo na 2, ampliou sua diferença no alto da tabela de 10 para 14 pontos. Em segundo nos pontos estão os dois bicampeões, Miguel Paludo e Ricardo Baptista, empatados com 88.

A próxima jornada da Porsche GT3 Cup Challenge acontece no dia 18 de junho no autódromo do Velo Città.

As corridas da terceira etapa serão exibidas na Band neste domingo às 13h e no Sportv 3 no próximo domingo (29) a partir das 19h.

AS CORRIDAS

Cup 1
Largada com safety-car para atender demanda dos pilotos à direção de prova. Única ultrapassagem foi de Marcelo Hahn sobre Carlos Ambrósio, pelo sétimo lugar na primeira volta em bandeira verde.

Na quinta volta, Hahn avançou para sexto, deixando Maurizio Billi para trás. Depois de tracionar melhor no Pinheirinho, Ricardo Baptista passou JP Mauro antes do S de alta.

Miguel Paludo seguia firme em primeiro, favorecido pela disputa entre Lico e Queirolo pela vice-liderança. O Porsche #13 atacou no fim da reta na volta 6, mas o competidor curitibano fechou bem a porta. Na oitava volta, novamente os dois disputaram a freada da curva 1 –então Baptista, impulsionado pela melhor volta da prova, chegou para a briga.

Na nona volta Queirolo arriscou a manobra de novo. Freando por fora, Lico perdeu a frente do carro, que apontou para a esquerda e ralou no muro. Queirolo passou para segundo e Baptista para terceiro.

Sem o mesmo rendimento, Lico “segurava” um pelotão formado por JP Mauro, Marcelo Hahn e Daniel Schneider.

Faltando 5 minutos para o fim da prova, Queirolo embutiu atrás de Paludo na reta principal. Baptista vinha sozinho em terceiro. Em quarto, Lico se segurava. Hahn liderava na Cup Sport e ainda passou JP Mauro no fim da reta. Então o carro #90 tocou Schneider na freada, escapou e caiu para décimo.

Na volta 15 Hahn atacou Lico pelo quarto lugar, mas não conseguiu concretizar a ultrapassagem. Schneider vinha em sexto 3s atrás, seguido por Billi e Guilherme Figueirôa, lutando pelo sétimo lugar e a vitória na Cup Master.

Paludo conseguiu segurar Queirolo até o fim, para vencer pela segunda vez no ano. Baptista recebeu a bandeirada em terceiro, com Lico e Hahn completando o pódio. O piloto do #16 venceu também na Cup Sport, seu primeiro triunfo na classe de entrada. Na Master, a briga entre Billi e Figueirôa foi até a bandeirada final, com o carro #34 prevalecendo por 0s3 sobre o #9.

Cup 2
Paludo sorteou o número 6 no pódio da corrida 1, conferindo a pole a Daniel Schneider para a segunda prova, com Marcelo Hahn em P2.

O estreante largou bem por dentro, mas não segurou o Porsche #16 na primeira perna do “S” de baixa. O pelotão se acomodou como foi possível, mas Paludo precisou recolher para box para remover uma placa publicitária que ficou presa ao capô do carro #7 quando desviou de Hahn.

Ao término da primeira volta, os cinco primeiros eram Schneider, Queirolo, Lico, Ricardo Baptista e Carlos Ambrósio. Mas o bicampeão escapou para a grama ao pegar fluido de radiador deixado por outro carro na pista, caindo para sétimo lugar.

Após cinco giros, Schneider vinha 1s6 à frente de Queirolo, e este mais 1s4 à frente de Lico. Em quarto e quinto lugares respectivamente, Ambrósio e Adalberto Baptista travavam belo duelo que valia a liderança na classe Cup Sport.

Na liderança da Master, Paulo Pomelli vinha em nono no geral. Mas abandonou na volta 6, abrindo caminho para mais uma vitória de Guilherme Figueirôa na categoria para competidores acima dos 50 anos de idade.

Na décima volta, Lico emparelhou duas vezes com Queirolo. O Porsche #13 usava a pista inteira para conter o assédio do piloto local. À frente, Schneider não conseguia desgarrar a despeito da disputa pelo segundo lugar.

Na volta 13, Adalberto Baptista teve seu esforço recompensado. Passou Ambrósio no final da reta, assumindo a liderança na Sport e o quarto lugar no geral.

Nas voltas finais, Queirolo buscou Schneider, pressionando bastante. O carro #77 rodou no fim da reta na penúltima volta e perdeu ainda a vice-liderança para Lico. Adalberto Baptista foi quarto e venceu pela primeira vez na Cup Sport, enquanto seu irmão, Ricardo Baptista, passou Carlos Ambrósio pela quinta posição a poucos metros da bandeirada. Em nono, Figueirôa venceu novamente na Master.

RESULTADOS
Cup 1
1. Miguel Paludo, 19 voltas em 27min36s816
2. Pedro Queirolo, a 1s009
3. Ricardo Baptista, a 8s880
4. Lico Kaesemodel, a 15s561
5. Marcelo Hahn (S), a 16s037
6. Daniel Schneider, a 16s864
7. Maurizio Billi (M), a 26s118
8. Guilherme Figueirôa (M), a 26s514
9. Carlos Ambrósio (S), a 36s760
10. JP Mauro, a 38s427
11. Adalberto Baptista (S), a 46s324
12. Marcio Basso (S), a 46s582
13. Paulo Pomelli (M), a 8 voltas

Cup 2
1. Pedro Queirolo, 20 voltas em 27min27s331
2. Lico Kaesemodel, a 6s386
3. Daniel Schneider, a 20s011
4. Adalberto Baptista (S), a 26s088
5. Ricardo Baptista, a 35s897
6. Carlos Ambrósio (S), a 35s941
7. Miguel Paludo, a 45s642
8. Marcio Basso (S), a 59s541
9. Guilherme Figueirôa (M), a 1min08s077
10. Marcelo Hahn (S), a 2 voltas
11. JP Mauro, a 15 voltas
12. Paulo Pomelli (M), a 15 voltas
13. Maurizio Billi (M), a 20 voltas

CLASSIFICAÇÕES
Cup
1. Lico Kaesemodel, 102 pontos
2. Miguel Paludo, 88
Ricardo Baptista, 88
4. Daniel Schneider, 77
5. JP Mauro, 58
6. Pedro Queirolo, 56
7. Guilherme Figueirôa, 49
8. Esteban Gini, 40
9. Carlos Ambrósio, 39
10. Maurizio Billi, 38
11. Adalberto Baptista, 34
Marcio Basso, 34
13. Eduardo Azevedo, 30
Marcelo Hahn, 30
15. Tom Valle, 26
Marcel Visconde, 26
17. Marcelo Stallone, 8
18. Fabio Alves, 7
19. Cláudio Dahruj, 6
20. Gil Farah, 5
Paulo Pomelli, 5

Cup Sport
1. Marcio Basso, 51 pontos
2. Carlos Ambrósio, 45
3. Adalberto Baptista, 34
4. Marcelo Hahn, 33
5. Gil Farah, 8

Cup Master
1. Guilherme Figueirôa, 56 pontos
2. Maurizio Billi, 48
3. Tom Valle, 22
4. Paulo Pomelli, 18
5. Marcelo Stallone, 11
6. Fábio Alves, 10
7. Cláudio Dahruj, 9

PARCEIROS