Garanta Seu Ingresso

Marcelo Franco é o primeiro recordista da Porsche Cup no autódromo Velo Città

Fazer o melhor tempo nos dois treinos livres realizados nesta quinta-feira no autódromo Velo Città fez o carioca Marcelo Franco ser o piloto a ser superado na Porsche Cup. O tempo de 1:38.496, obtido na segunda sessão, tornou Franco o primeiro recordista da Porsche Cup para os 3,430 km do traçado. Ricardo Baptista, vice-líder do campeonato, terminou em segundo lugar nos dois treinos.

Técnico, seletivo e exigente, o mais novo autódromo brasileiro, localizado em Mogi Guaçu (SP), foi elogiado por todos os pilotos. “Seletiva”, “exigente” e “espetacular” foram adjetivos usados por vários pilotos. A pista é formada principalmente por curvas de média e baixa velocidade. “Não há retas grandes nem tempo para relaxar”, afirma Franco. A média horária da melhor volta do dia ficou em 125,365 km/h, enquanto a maior velocidade atingida na reta dos boxes foi de 204,879 km/h, alcançados por Clemente Lunardi na primeira sessão.

“Fiquei feliz por ser o mais rápido neste primeiro dia da história da Cup no Velo Città!”, comemorava Franco. “Por ser nova, a pista estava um pouco suja e sem aderência no primeiro treino, mas a aderência vai melhorar quando o asfalto ficar mais emborrachado. A pista é bem manhosa, com um miolo complexo, em que ér preciso ser paciente para descobrir como andar rápido. E cansa muito, é exigente. Largar na frente vai ser fundamental, porque vai ser difícil ultrapassar aqui.”

Ricardo Baptista, segundo colocado, concorda com Franco em vários aspectos. “A pista é muito seletiva. Vai cansar bastante e tem muito pouco espaço para erros porque, em alguns pontos, o muro fica muito próximo. Gostei bastante dela, dá para ver que foi feita com capricho. Os responsáveis pela construção do Velo Città estão de parabéns pelo autódromo.”

Mesmo indisposto, Fábio Viscardi fez o terceiro tempo no primeiro treino – posição que, no segundo, foi ocupada pelo líder do campeonato, Clemente Lunardi. “O traçado é espetacular! É muito técnico e tem curvas para todos os gostos. A estrutura é invejável, tem muito autódromo que deveria seguir o exemplo daqui”, elogiou Viscardi. Para a corrida, ele fez duas previsões: “Vai ser importante classificar bem, porque aqui vai ser muito difícil de ultrapassar, e economizar pneus. Isso vai determinar o ritmo de cada um.” Lunardi também elogiou o autódromo (“É um espetáculo”) e concordou com a impressão geral de que as corridas serão desgastantes fisicamente. “Estava muito quente hoje. Para amanhã, vamos mudar o acerto do carro e instalar ar condicionado”, brincou.

Quinto colocado no primeiro treino e quarto colocado na prova 5, realizada em 26 de maio em Interlagos, Eduardo de Souza Ramos mencionou a satisfação com o novo autódromo: “Houve consenso em considerar a pista técnica, o piso bom e a segurança adequada. O autódromo superou as expectativas”.

Nesta sexta-feira, a Porsche Cup entra na pista para mais treinos livres. No final da tarde, será realizado o treino classificatório para a prova 7, na manhã deste sábado. O resultado desta corrida (com inversão dos oito primeiros colocados) define o grid de largada para a prova 8, que será realizada à tarde. A programação é a seguinte:

Sexta-feira, 15 de junho
11:00 às 11:45 – treino livre oficial 1, Porsche Cup
11:50 às 12:35 – treino livre oficial 1, Porsche Challenge
14:15 às 15:00 – treino livre oficial 2, Porsche Cup
15:15 às 16:00 – treino livre oficial 2, Porsche Challenge
16:25 às 17:00 – treino classificatório, Porsche Cup

Sábado, 16 de junho
09:30 às 10:05 – treino classificatório, Porsche Challenge
11:15 – bandeira verde, Porsche Cup, prova 7 (25 minutos mais uma volta)
13:30 – bandeira verde, Porsche Challenge, prova 6 (25 minutos mais uma volta)
14:50 – bandeira verde, Porsche Cup, prova 8 (25 minutos mais uma volta)

Porsche Cup – Treino opcional 1
1) 70-Marcelo Franco, 1:39.577
2) 27-Ricardo Baptista, 1:39.978
3) 81-Fabio Viscardi, 1:40.431
4) 7-Clemente Lunardi, 1:40.730
5) 3-Eduardo S. Ramos, 1:40.806
6) 55-Marcel Visconde, 1:41.267
7) 51-Otávio Mesquita, 1:41.445
8) 18-Zeca Feffer, 1:41.899
9) 9-Guilherme Figueirôa, 1:41.940
10) 63-Sérgio Ribas, 1:42.263
11) 99-Tom Valle, 1:42.782
12) 10-Adalberto Baptista, 1:43.603
13) 16-Esio Vichiese, 1:44.054
14) 11-Omilton Visconde Júnior, 1:45.304

Porsche Cup – treino opcional 2
1) 70-Marcelo Franco, 1:38.496
2) 27-Ricardo Baptista, 1:39.201
3) 7-Clemente Lunardi, 1:39.454
4) 99-Tom Valle, 1:39.510
5) 51-Otávio Mesquita, 1:39.856
6) 81-Fabio Viscardi, 1:40.020
7) 55-Marcel Visconde, 1:40.243
8) 9-Guilherme Figueirôa, 1:40.314
9) 3-Eduardo S. Ramos, 1:40.359
10) 63-Sérgio Ribas, 1:40.898
11) 36-Charles Reed, 1:41.001
12) 10-Adalberto Baptista, 1:41.720
13) 11-Omilton Visconde, 1:41.832
14) 16-Esio Vichiese, 1:42.196
15) 18-Zeca Feffer, 1:44.169

PARCEIROS