trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

F1/Porsche Cup: treino emocionante termina com Tom Valle na frente, Rosset em 2º e Constantino em 3º

O clima instável na região do autódromo de Interlagos acabou dando uma boa dose de emoção no treino livre para a 15ª prova da Porsche Cup, que será realizada neste domingo como preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A sessão começou com pista molhada e o asfalto foi secando ao longo dos 35 minutos, provocando uma grande alternância nas primeiras colocações. Quando a bandeira quadriculada foi baixada, Tom Valle ocupava o topo da tela de tempos, à frente do líder do campeonato, Ricardo Rosset.

Como todos os outros pilotos, Valle precisou descobrir os limites a cada volta, chegando a rodar duas vezes. A pista foi secando e tornou-se bem mais rápida a partir da metade do treino. Em determinado momento, Rosset chegou a diminuir em cinco segundos a melhor marca, até então nas mãos do próprio Valle. Constantino Júnior também chegou a ficar em primeiro lugar durante o treino. Acabou em terceiro, com o vice-líder do campeonato, Ricardo Baptista, em quarto.

“Estava difícil porque saímos com pneus para pista molhada. Quando o asfalto secou, a borracha esquentava demais. Eu fazia uma volta boa e na outra o carro ficava um horror. Troquei pelos pneus slick e aí fiz o melhor tempo”, dizia Valle. “Um treino nestas condições mais para ver se o carro está OK do que qualquer outra coisa. Amanhã, a pista vai estar muito diferente.” Rosset, segundo colocado, tinha opinião parecida: “Se estivesse chovendo, daria para pegar algum parâmetro para o caso de a corrida acontecer com pista molhada. Do jeito que está, só vai servir para ‘dar uma aquecida’. Afinal, a última corrida aconteceu há mais de um mês”.

Dois pilotos farão “rodada dupla” neste final de semana. Carlos Ambrósio e Eduardo Azevedo, da categoria Challenge, participarão também da corrida da Cup. O objetivo deles é conhecer o Porsche 911 GT3 Cup com motor de 3,8 litros, que passará a ser utilizado pela Challenge em 2014. E a primeira impressão agradou a ambos. Para eles, o carro é mais fácil de pilotar que os 911 GT3 Cup com motor de 3,6 litros usados atualmente na Challenge.

Os treinos classificatórios das categorias Cup e Challenge serão realizados neste sábado, após a definição do grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. No domingo, os Porsches correrão às 9:15 (categoria Challenge) e às 10:15 (categoria Cup). A largada do GP do Brasil de F1 acontecerá às 14:00.

Classificação do treino livre da Porsche Cup:
1) 99-Tom Valle, 1:40.793, média de 153,903 km/h
2) 88-Ricardo Rosset, 1:41.089
3) 0-Constantino Júnior, 1:41.187
4) 27-Ricardo Baptista, 1:41.522
5) 52-Roberto Posses, 1:41.857
6) 13-Pedro Queirolo, 1:41.878
7) 5-Sylvio de Barros, 1:41.898
8) 36-Charles Reed, 1:42.159
9) 9-Guilherme Figueirôa, 1:42.328
10) 28-Eduardo Azevedo, 1:42.511
11) 63-Sérgio Ribas, 1:42.653
12) 18-Carlos Ambrósio, 1:42.715
13) 34-Maurizio Billi, 1:42.919
14) 10-Adalberto Baptista, 1:43.024
15) 11-Omilton Visconde Jr., 1:43.840
16) 15-Marcel Visconde, 1:50.882
17) 53-Ronaldo Kastropil, 1:53.384
Todos com Porsche 911 GT3 Cup 3.8 equipados com pneus Yokohama.

A programação do final de semana (sujeita a alterações) é a seguinte:

Sábado, 23 de novembro
11:00 – 12:00 (60’) Treino Livre F1
14:00 – 15:00 (60’) Treino classificatório F1
15:30 – 16:05 (35’) Treino Classificatório Porsche GT3 CUP
16:35 – 17:10 (35’) Treino Classificatório Porsche GT3 CHALLENGE

Domingo, 24 de novembro
09:15 – 09:50 (35’) Corrida – Porsche GT3 CHALLENGE
10:15 – 10:50 (35’) Corrida – Porsche GT3 CUP
14:00 Fórmula 1 – GP do Brasil de Fórmula 1

PARCEIROS