trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Totó venceu as duas provas

Totó Porto foi o vencedor das duas corridas do GT3 Cup Challenge Brasil, disputadas neste sábado (17 de abril) no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo. Porto, um veterano das pistas brasileiras que competiu contra pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Nelson Piquet, derrotou os adversários e também o forte calor que fez em Interlagos. “Estou muito feliz porque foram vitórias históricas”, declarou Porto. “Apesar de ter liderado quase todas as voltas, foram duas corridas muito difíceis, que exigiram muita concentração.”

Porto liderou a primeira corrida de ponta a ponta. As primeiras voltas tiveram uma boa disputa pelo segundo lugar entre Otávio Mesquita, Beto Posses e Luís Zapata. Mesquita, porém, abandonou depois de completar apenas três voltas após errar uma troca de marchas. Com isso, a disputa pelo segundo lugar ficou entre Posses e Zapata. Este fez uma corrida heróica: ainda se recuperando de uma fratura no braço, Zapata deu muito trabalho a Posses e só se acomodou no terceiro lugar quando as dores começaram a ficar mais fortes. Outra boa disputa aconteceu pelo sexto lugar entre Marcel Visconde e Marcos Moraes Barros, que terminaram nesta ordem.

Na segunda corrida, Posses assumiu a ponta na largada, mas excedeu o limite de rotações e teve o platô quebrado, entrando no box no final da primeira volta e abandonando. Antônio Valle também chegou a liderar, mas Porto assumiu o primeiro lugar na metade da primeira volta. Abriu boa distância e nas últimas controlou a aproximação de Valle e Eduardo Souza Ramos. Em outro bom duelo, pelo quarto lugar, Otávio Mesquita levou a melhor sobre Charles Reed.

A estréia do GT3 Cup Challenge Brasil foi acompanhada por dois executivos da Porsche: Thomas Startzel, presidente da Porsche Latin America, e Gerd Schmid, gerente de Motorsport. “A realização deste campeonato é muito importante para a Porsche e ficamos muito felizes pelo interesse dos pilotos brasileiros em correr com carros da marca”, afirmou Startzel.

Por decisão unânime dos 12 pilotos inscritos, as duas primeiras corridas do GT3 Cup Challenge Brasil foram extracampeonato. A decisão foi motivada pelo fato de alguns pilotos não terem feito testes com o Porsche 911 GT3 Cup antes do evento. “Não houve polêmicas porque a proposta foi aceita por todos. Mesmo não contando pontos, estas duas primeiras corridas mostraram o potencial do GT3 Cup Challenge Brasil”, declarava Roberto Keller, diretor promocional do evento. As primeiras corridas válidas pelo campeonato acontecerão no dia 7 de maio em Interlagos.

Dener Pires, responsável pela área técnica, destacou a qualidade dos carros e dos pilotos: “Tivemos boas disputas, nenhum acidente e um índice muito baixo de abandonos por causas mecânicas”. Na verdade, os poucos problemas mecânicos registrados em treinos e corridas aconteceram unicamente devido a erros em trocas de marcha. Os Porsche 911 GT3 Cup possuem um dispositivo que faz o platô (componente da embreagem) funcionar como uma espécie de fusível. Caso o piloto erre uma troca de marchas, o disco do platô se danifica e passa a transmitir uma vibração. Isso obriga o piloto a andar lentamente até encostar no box por impossibilidade de trocar as marchas, mas em compensação evita a quebra do motor e possibilita reparo rápido (em cerca de uma hora) para que o carro esteja em condições de disputar a corrida seguinte.

GT3 Cup Challenge Brasil – Autódromo de Interlagos, 17 de abril de 2005

Primeira corrida:

1) Totó Porto, 15 voltas em 26min10s603

2) Beto Posses, a 7s981

3) Luís Zapata, a 12s347

4) Eduardo Souza Ramos, a 15s190

5) A. Valle, a 30s124

6) Marcel Visconde, a 44s319

7) Marcos Moraes Barros, a 44s503

8) Charles Reed, a 1min08s637

9) Henri Visconde, a 1 volta

10) Antônio Moraes, a 4 voltas

11) Otávio Mesquita, a 3 voltas

Volta mais rápida: Beto Posses, 1min43s940

Segunda corrida:

1) Totó Porto, 15 voltas em 26min13s463

2) A. Valle, a 0s931

3) Eduardo Souza Ramos, a 5s611

4) Otávio Mesquita, a 14s336

5) Charles Reed, a 21s776

6) Marcel Visconde, a 25s768

7) Henri Visconde, a 1 min45s572

8) Beto Posses, a 14 voltas

PARCEIROS