Porsche Império Carrera Cup e GT3 Cup coroam campeões de sprint na preliminar do GP Brasil de F1
Pelo 14º ano consecutivo os carros da Porsche Império Cup farão as corridas preliminares do GP Brasil de F1, o principal evento do esporte a motor no PaÃs. E, se na categoria rainha o tÃtulo foi definido por antecipação, no campeonato dos carros de corrida mais produzidos no planeta todos os quatro campeões de sprint serão definidos na etapa final, em Interlagos.
Com a chegada dos novos carros com motor 4.0, o ingresso de jovens talentosos e a organização da Carrera Cup e da GT3 Cup, a temporada 2018 marcou o ano mais profissional da história da Porsche Cup.
Depois de cinco etapas de sprint, os campeonatos chegam a Interlagos para sua jornada final.
Na divisão principal, a Carrera Cup 4.0, foram seis vencedores diferentes em 10 provas. O lÃder do campeonato é o carro #8 da RCHLO, pilotado por Werner Neugebauer, vencedor de três corridas de sprint (além de outras duas de endurance). Mas, com a aplicação dos dois descartes previstos em regulamento após o fim do campeonato, no momento, a liderança é de Lico Kaesemodel, piloto do carro #63 da Shell Racing. Campeão há dois anos, Kaesemodel triunfou duas vezes em Interlagos na atual temporada.
Mas eles não são os únicos com chances de tÃtulo.
Refletindo a altÃssima competitividade da principal divisão dos carros de corrida mais produzidos no planeta, nada menos que seis competidores podem sair com o tÃtulo em São Paulo. Além de Kaesemodel e Neugebauer, estão no páreo o pentacampeão Miguel Paludo, o bicampeão Constantino Jr, o atual campeão da antiga classe Challenge Marçal Müller e Pedro Queirolo.
A Carrera Cup 3.8 registrou em 2018 as disputas mais intensas do calendário.
A categoria contou com os três pilotos vencedores da edição pioneira do Porsche Junior Program, programa de desenvolvimento de pilotos que premiou com subsÃdios Vitor Baptista, Marcus Vario e Marcel Coletta. A presença do trio de jovens na divisão estimulou a entrada de outros competidores da mesma faixa etária (16 a 24 anos de idade). Todos eles de olho no tÃtulo e na bolsa para disputar a temporada seguinte na classe 4.0 e habilitados para o shootout da Porsche -a fase global do programa que pode premiar o vencedor com um contrato como piloto de fábrica da marca de Stuttgart.
Assim, a Shell inscreveu Gaetano di Mauro, que se juntou a Enzo Elias, Pedro Aguiar, Bruno Baptista e Murilo Coletta na divisão.
Campeão da Eurofórmula Open e ex-piloto da World Series, Vitor Baptista venceu quatro vezes no ano e lidera na pontuação sem descartes. Mas Di Mauro, quarto colocado no Mundial de Kart na classe KZ2 neste ano, está rigorosamente empatado com ele em pontos quando desconsiderados os dois piores resultados de cada um.
Na GT3 Cup 4.0 quem aparece na frente é Sylvio de Barros, catapultado por um inÃcio de temporada avassalador com o carro #5. Adalberto Baptista reagiu na segunda metade do ano e é seu desafiante pelo tÃtulo com a máquina #10.
Já na classe de entrada, a GT3 Cup 3.8, Paulo Totaro levou o campeonato na liderança até a penúltima etapa, quando amargou duas corridas sem pontos e viu Chico Horta assumir a dianteira com o Porsche #77 que corre com o mascote da banda Iron Maiden no capô -o carro foi usado pelo vocalista do grupo em ação promocional e trouxe sorte para o piloto que resolveu manter o monstro em seu layout.
A jornada em Interlagos terá os carros 4.0 e 3.8 acelerando em sessões separadas. Dentro de cada corrida haverá premiação e pontuação especÃficas para a Carrera Cup e a GT3 Cup.
Como acontece sempre em eventos suporte do GP Brasil de F1, as atividades têm inÃcio nesta sexta-feira, com os carros indo para a pista diretamente para o treino classificatório. No sábado acontecem duas corridas: a 4.0 larga à s 10h30, e a 3.8, à s 16h25. No domingo é a 3.8 que abre o dia, com a corrida começando à s 9h30; uma hora mais tarde os carros 4.0 partem para a última prova de 25 minutos mais uma volta da temporada. As provas de sábado terão transmissão no domingo, no SporTV 3 a partir das 8h30. Na sequência, as provas de domingo entrarão ao vivo também no SporTV 3, a partir das 9h30.
Cronograma
Sexta-feira, 9 de novembro
13h – 13h30 – Treino qualificatório 4.0
17h – 17h30 – Treino qualificatório 3.8
Sábado, 10 de novembro
10h30 – 11h – Corrida 1 – 4.0
16h25 – 17h – Corrida 1 – 3.8
Domingo, 11 de novembro
9h30 – 10h05 – Corrida 2 – 3.8
10h30 – 11h05 – Corrida 2 – 4.0