trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Paludo bate recorde e sai na pole em Curitiba

Campeão do Porsche GT3 Cup em 2008 e líder da temporada de 2009, o gaúcho Miguel Paludo conquistou a pole position no treino classificatório para as provas 7 e 8, que serão realizadas neste sábado (20 de junho) em Curitiba. Paludo bateu o recorde absoluto do circuito na primeira parte do treino e conquistou o recorde da pole position no Top Qualifying. As largadas estão previstas para as 11:15 e as 14:15.

No estágio final do treino, Paludo superou Constantino Júnior, seu maior adversário na luta pelo título, por apenas 2 décimos de segundo. “Acertei duas voltas excelentes. Foi ótimo porque os tempos vieram logo no começo de cada parte do treinos”, comemorou. Na terceira fila, aparecem Marcel Visconde e Tom Valle, com Clemente Lunardi e Beto Posses completando os seis primeiros colocados. Raul Boesel, piloto consultor da categoria e que correrá nestas provas com o carro habitualmente usado por Otávio Mesquita, fez o sétimo tempo no treino classificatório e o oitavo no Top Qualifying. “Estou tomando cuidado com o carro do Otávio e não estou chegando ao limite. Mas me esforcei para ser mais rápido”, explicou. “Por outro lado, fico feliz em ver pilotos que aconselhei andando tão bem e sendo competitivos.” Sérgio Ribas, único paranaense que disputa regularmente o campeonato, ficou com o 12º lugar no grid.

Nesta sexta-feira, um nome especial entrou na lista de inscritos: Beto Richa, prefeito de Curitiba. Piloto experiente (começou a correr de kart no começo da década de 1980), Richa foi convidado pela organização da categoria para levar convidados para dar voltas promocionais nos antigos Porsche 911 GT3 Cup “996”. Os bons tempos de volta levaram a organização da prova a convidá-lo para participar das duas corridas como piloto convidado (sem marcar pontos no campeonato). Mesmo sem experiência em carros com câmbio seqüencial como os atuais Porsche 911 GT3 Cup “997”, Richa conseguiu o 16º lugar no grid. “Estou contente porque pilotar um Porsche já é uma experiência fantástica. Esperava apenas não ficar em último e isso eu consegui”, comemorou.

O resultado da prova 7 define o grid de largada da prova 8. O ingresso para as arquibancadas pode ser conseguido por meio da doação de um quilo de alimento não perecível na entrada do autódromo.

Grid de largada para a prova 7 (entre parênteses, os tempos dos dez primeiros colocados na primeira parte do treino classificatório):

1) 77-Miguel Paludo, 1:22.847, média de 160,561 km/h (1:22.663, média de 160,918 km/h)
2) 00-Constantino Júnior, 1:23.051 (1:23.200)
3) 55-Marcel Visconde, 1:23.135 (1:23.521)
4) 99-Tom Valle, 1:23.303 (1:23.448)
5) 7-Clemente Lunardi, 1:23.550 (1:23.261)
6) 52-Beto Posses, 1:23.701 (1:23.488)
7) 27-Ricardo Baptista, 1:23.733 (1:24.432)
8) 51-Raul Boesel, 1:24.021 (1:23.497)
9) 3-Luís Zattar, 1:24.094 (1:23.443)
10) 34-Maurizio Billi, 1:24.398 (1:23.840)
11) 89-Daniel Paludo, 1:23.955
12) 64-Sérgio Ribas, 1:23.962
13) 87-Leonardo Burti, 1:24.118
14) 21-Valter Rossete, 1:24.231
15) 9-Guilherme Figueirôa, 1:24.586
16) 78-Beto Richa, 1:24.887
17) 10-Adalberto Baptista, 1:25.931
18) 11-Omilton Visconde Jr., 1:25.937
19) 15-Henry Visconde, 1:27.547

Todos com Porsche 911 GT3 Cup equipados com pneus Yokohama.

FOTO: Miguel Paludo (carro 77) é o pole-positon do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em Curitiba neste final de semana.

PARCEIROS