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Nonô Figueiredo-Marcio Basso cravam a pole na Porsche 300 com o carro da Cup

Com nada menos que nove carros dentro do mesmo segundo na tomada de tempo, o grid da Porsche 300, primeira prova de longa duração da história da Porsche GT3 Cup Challenge, foi definido nesta tarde em Interlagos. A dupla Nonô Figueiredo-Marcio Basso conquistou a posição de honra com o carro #2 da Cup, enquanto Allan Hellmeister e The Tonny, com o #53, foram os mais rápidos entre os competidores que correm com os carros da classe Challenge.

Os pilotos convidados foram os mais rápidos em Interlagos.

Nonô Figueiredo estava ao volante do Porsche #2 no quali e com 1min38s524 foi mais veloz inclusive que a marca de Ricardo Rosset para cravar a pole na preliminar da F1 na última sexta-feira.

Logo a seguir veio Allam Khodair, com o Porsche #16, que divide com Marcelo Hahn. Em seu primeiro contato com o carro da categoria, o vencedor da corrida 1 na última etapa da Stock Car, em Tarumã há duas semanas cravou 1min38s920.

O terceiro no grid é o primeiro carro com os dois pilotos regulares da Porsche GT3 Cup Challenge. Bicampeão da classe Challenge e hoje na Cup, Sylvio de Barros estava ao volante de seu carro, o #5, quando registrou 1min38s924. Seu companheiro na Porsche 300 é JP Mauro, o campeão da Challenge neste ano –e que já usa a etapa como preparação para o carro com o qual pretende competir na próxima temporada.

A Porsche 300 terá duas horas e meia ou 300 km de duração, com largada às 17h15 deste sábado. Cada piloto da dupla precisa cumprir dois stints de até 35 minutos e os pit-stops têm tempo mínimo de 6 minutos para troca de pneus e reabastecimento. A estratégia de cada carro é definida pela dupla de pilotos.

Nesta sexta, acontecem os treinos livres, quali e a primeira prova da rodada dupla que definirá o campeão da Porsche GT3 Cup. A segunda bateria tem largada às 10h de sábado.

Declarações dos pilotos

Tenho uma longa história com a Porsche e com a Dener Motorsports e, para mim, é motivo de honra sair na pole nesta corrida histórica. Conheço muito bem o carro e os pneus por meu trabalho como piloto consultor da categoria. Sempre tento orientar os competidores a extraírem o máximo do carro no momento em que os pneus mais têm a oferecer. E felizmente consegui isso hoje com uma volta muito boa. A posição de largada interessa menos numa prova de endurance, mas sem dúvida preciso agradecer ao Marcio Basso por nos permitir comemorar aqui hoje
Nonô Figueiredo, piloto regular e dono de equipe na Copa Petrobras de Marcas, piloto consultor da Porsche Cup e pole position na Porsche 300

Fico muito contente com o resultado de hoje. Aprendi com o Nonô o ano todo e vamos sair na pole. Claro que a corrida é longa e o mais importante vai ser buscar a precisão nas paradas e não errar. Mas sem dúvida é animador sair na pole
Marcio Basso, piloto regular do Porsche #2, classe Cup

Não consegui treinar com o pneu novo e fui praticamente “cego” para a tomada. Mas o carro é excelente: a tecnologia é muito boa e estou me acostumando especialmente com o sistema de freios, que demanda mais cautela para não perder a traseira. Para a primeira vez, obviamente, chegar perto da pole é positivo
Allam Khodair, piloto regular da Stock Car e segundo no grid da Porsche 300 em parceria com Marcelo Hahn

Sem dúvida acertei uma volta muito boa, para minha primeira corrida de endurance. Claro que a posição de largada numa prova longa importa um pouco menos, mas fiquei surpreso com essa colocação, com tempo próximo do que fizeram Nonô e Khodair. Então foi muito legal e ainda aproveito para treinar um pouco para a decisão da Cup, quando espero ir bem. Acho que na Porsche 300 quem errar menos ganha, então temos que trabalhar com a cabeça e ser mais conservador
Sylvio de Barros, terceiro no grid e competidor regular da Porsche Cup

Foi um treino um pouco confuso porque houve um atraso para a montagem dos pneus e daí no lugar de dois treinos curtos tivemos um longo. Nossa ideia era cada um sair com um pneu zero, mas acabamos fazendo a classificação com um só jogo, portanto um pouco no escuro. Meu companheiro fez um trabalho muito bom no treino livre e fez o acerto quando colocou pneu novo. Eu não tinha andado com esse acerto e confiei no julgamento dele, que se mostrou correto. De fato o carro estava muito bom e funcionou perfeitamente na tomada. Já sabemos que temos um carro rápido na mão, agora vamos torcer para ele ser constante também. Faz uns três anos que não ando em Interlagos e fico feliz por competir nesta prova
Allan Hellmeister, competidor do Challenge #53, melhor carro da classe no grid

Hoje foi fácil né…. Com Allan na pista. Ele conhece tudo do carro e tudo da pista e sem dúvida é uma boa oportunidade para trabalhar com ele, o que pode me trazer elementos importantes para competir a temporada do ano que vem
Rodolfo Toni, competidor do Challenge #53, melhor carro da classe no grid

Porsche 300 – Grid:

1. Marcio Basso / Nonô Figueiredo (CUP), 1min38s524
2. Marcelo Hahn / Allam Khodair (CUP), a 0s396
3. Sylvio de Barros / JP Mauro (CUP), a 0s400
4. Daniel Schneider / Ipe Ferraiolo (CUP), 0s523
5. Eduardo Azevedo / Franco Giaffone (CUP), a 0s705
6. Bruno Baptista / Ricardo Baptista (CUP, a 0s717
7. Beto Posses / Clemente Lunardi (CUP), 0s722
8. Marcel Visconde / Pedro Queirolo (CUP), a 0s881
9. Maurizio Billi / Ricardo Maurício (CUP), a 0s892
10. Fabio Alves / Elias Azevedo (CUP), a 1s121
11. Carlos Ambrósio / Rodolfo Ometto (CUP), a 1s373
12. The Tonny / Alan Hellmeister (CHA), a 2s739
13. Gonzalo Huerta / Beto Gresse (CHA), a 2s895
14. Carlos Silveira / Joca Silveira (CUP), a 2s943
15. Luis Zattar / Felipe Maluhy (CHA), a 3s129
16. Tom Filho / Rodrigo Mello (CHA), a 3s311
17. Paulo Pomelli / Bruno Mesquita (CHA), a 4s097
18. Luciano Neto / Stefan Darakdjian (CHA), a 5s002
19. Ramon Alcaraz / Renato Benedetto (CHA), a 5s207
20. Luiz Arruda / Alcides Amaral (CHA), a 5s492
21. Luiz Fernando Elias / Eric Freitas (CHA), a 5s743
22. Sun Moodley / Andrew Culbert (CHA), a 7s280
23. Beto Keller / Alexandre Barros (CHA), a 7s972

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