Mil Milhas: Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport termina em quinto lugar
A Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, única equipe brasileira inscrita na Mil Milhas Brasil, comemorou muito o quinto lugar obtido na categoria LMGT2. Mesmo competindo pela primeira vez com o Porsche 911 GT3 RSR da geração “997”, os pilotos Raul Boesel, Flávio “Nonô” Figueiredo e Marcel Visconde andaram no mesmo ritmo das equipes européias, que disputaram todo o campeonato Le Mans Series de 2007, encerrado com a etapa brasileira.
Durante toda a prova, o Porsche da equipe comandada pelos irmãos Dener e Douglas Pires esteve sempre entre os oito primeiros colocados na LMGT2. A grande disputa de Boesel/Figueiredo/Visconde foi com outro trio brasileiro, formado por Chico Serra/Daniel Serra/Francisco Longo, que competiram com uma Ferrari F430 GT da equipe monegasca JMB Racing. Na segunda metade da prova, os dois carros se alternaram entre o quinto e o sexto lugar na LMGT2. Somente no último turno a disputa se definiu a favor do Porsche, por apenas 12,5 segundos de vantagem. Boesel, que fez o último turno, diz que andou em ritmo de corrida curta: “Tive que acelerar forte para me manter à frente da Ferrari. Nas últimas voltas, eu via um carro atrás, andando no mesmo ritmo que eu, e achei que fosse o Chico se aproximando. Resolvi me concentrar e nem perguntei pelo rádio qual era a diferença de tempo entre nós. Só descobri que não era o Chico quando cheguei no box, depois de receber a bandeirada”, conta Boesel.
Flávio “Nonô” Figueiredo foi o escolhido para largar e teve a tarefa de acompanhar o ritmo forte imposto pelos líderes nas primeiras voltas. “O nível das equipes de fora é muito alto e foi uma grande satisfação disputar posições de igual para igual com elas”, afirmava após a bandeirada. “A equipe trabalhou muito bem e todos estão de parabéns pelo resultado.” Marcel Visconde, o menos experiente entre os pilotos do Porsche (começou a correr em 2005), também tinha motivos de satisfação. “Foi a primeira vez que participei de uma prova internacional e fiquei muito satifeito por andar no mesmo ritmo de pilotos muito mais experientes”, afirmava após encerrar seu último turno e entregar o Porsche a Figueiredo. Na classificação geral, o Porsche da Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport terminou em 12º lugar.
Sediada em São Paulo, a Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport já havia vencido três Mil Milhas. Em 1996, os pilotos Roberto Keller/Roberto Aranha/Walter Salles/André Lara venceram com um Porsche 911 de 1971 equipado com um motor turbo da geração “993”, a mais recente da época. As outras vitórias foram obtidas com um Porsche 911 GT3 RS da geração “996”. Em 2001, o carro foi pilotado por Regis Schuch/Max Wilson/Flávio Trindade/André Lara; no ano seguinte, a condução ficou a cargo de Schuch, Trindade e Boesel.
Na classificação geral, os quatro carros inscritos na categoria LMP1 terminaram nas quatro primeiras colocações. O quinto lugar ficou com o vencedor da LMP2, vindo a seguir os vencedores da LMGT1 e da LMGT2. O resultado final da prova:
Categoria LMP1 e geral
1) Marc Gene (Espanha)/Nicolas Minassian (França), Peugeot 908 HDi FAP, 374 voltas, 8h58:21.822, média de 179,607
2) Pedro Lamy (Portugal)/Stéphane Sarrazin (França), Peugeot 908 HDi FAP, 362 v
3) Jamie Campbell-Walter (Escócia)/Felipe Ortiz (Bolívia)/Stuart Hall (Inglaterra), Creation CA07-Judd, 358 v
4) Emmanuel Collard (França)/Jean-Christophe Boullion (França)/Harold Primat (Suíça), Pescarolo 01-Judd, 354 v
Categoria LMP2
1) Juan Barazi (Dinamarca)/Michael Vergers (Holanda)/Karim Ojjeh (Arábia Saudita), Zytek 07S, 351 v
2) Warren Hughes (Inglaterra)/Darren Manning (Inglaterra)/Mário Haberfeld (Brasil), Radical SR9-Judd, 278 v
Categoria LMGT1
1) Gregor Fisken (Escócia)/Steve Zacchia (Suíça)/Roland Berville (França)/Fernando Rees (Brasil), Aston Martin DBR9, 329 v
2) Olivier Beretta (Mônaco)/Patrice Goueslard (França)/Oliver Gavin (Inglaterra), Chevrolet Corvette C6R, 320 v
Categoria LMGT2
1) Marc Lieb (Alemanha)/Xavier Pompidou (França)/Marc Basseng (Alemanha), Porsche 911 GT3 RSR, 326 v
2) Xandy Negrão (Brasil)/Xandinho Negrão (Brasil)/Andreas Mattheis (Brasil), Ferrari F430 GT, 324 v
3) Ben Aucott (Inglaterra)/Philip Peter (Áustria)/Rob Bell (Inglaterra), Ferrari F430 GT, 323 v
4) Peter Kox (Holanda)/Mike Hezemans (Holanda)/Paul van Splunteren (Holanda), Spyker C8 Spyder GT2R, 321 v
5) Raul Boesel (Brasil)/Flávio “Nonô” Figueiredo (Brasil)/Marcel Visconde (Brasil), Porsche 911 GT3 RSR, 318 v
6) Chico Serra (Brasil)/Daniel Serra (Brasil)/Francisco Longo (Brasil), Ferrari F430 GT, 318 v
Foto: o Porsche 911 GT3 RSR da equipe brasileira Stuttgart Sportcar/Dener Motorsport, pilotado por Raul Boesel/Flávio “Nonô” Figueiredo/Marcel Visconde. Crédito: Vinicius Nunes/divulgação Stuttgart Sportcar.