Marçal Müller mantém domínio e vence pela terceira vez na Challenge
Está difícil encontrar alguém para superar Marçal Müller na classe Challenge da Porsche GT3 Império Cup nesta temporada. Pela terceira corrida seguida, em três disputadas no ano, o piloto gaúcho venceu, dessa vez, no autódromo de Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), neste sábado (3). E como aconteceu anteriormente, com a liderança da prova do começo ao fim.
Com o resultado, o competidor segue dominante na liderança do campeonato, com todas as vitórias , todas as poles e a liderança em todas as voltas neste ano. Algo realmente impressionante
Na categoria Sport, a vitória ficou com Rouman Ziemkiewicz, quinto colocado no geral. Pedro Costa, o segundo na categoria, permanece na ponta da temporada.
A Prova
Se largar na pole position no Velo Città é muito importante, Marçal cumpriu bem seu papel. Marcou o melhor tempo na sexta-feira e segurou a ponta até o fim da prova deste sábado. A largada, talvez, até tenha sido mais complicada do que ele esperava, já que Eloi Khouri foi para cima e tentou a ultrapassagem logo na primeira curva, mesmo por fora. Não deu certo.
Após esse sufoco, o líder do campeonato não teve mais dificuldade. Apenas manteve o bom ritmo para conquistar mais uma vitória após 17 voltas.
Enquanto isso, da segunda colocação para trás, não faltou disputa. Logo nos primeiros metros da corrida, Marco Billi rodou e foi parar no gramado. Assim como Odair do Santos e Marcus Peres, após o segundo bater no primeiro.
Sem se envolver em toda essa disputa, Rouman Ziemkiewicz se segurou no quarto lugar, o que garantiu a vitória na classe Sport.
Enquanto os dois vitoriosos não tiveram muita dificuldade na corrida, a disputa pela segunda colocação da prova foi intensa e só definida na 15a volta. Após lutar pela ponta logo na primeira curva, Eloi perdeu o segundo posto para Marcus Vario. Batalha encerrada? Que nada.
Os dois pilotos lutaram intensamente pela vice-liderança. Até que nos momentos finais, Eloi se aproveitou de um vacilo do adversário para assumir o segundo lugar. Mas por ter tocado no adversário na disputa, acabou sendo punido em 20 segundos após o fim da corrida, e caiu para sétimo. Melhor para Vario, que herdou a posição.
Declarações dos pilotos:
“Foi uma corrida muito boa, abri uma vantagem no início, até por ter largado na pole position. Fiquei muito feliz de manter o ritmo até o fim e conseguir mais uma vitória, que é muito importante para o campeonato. ”
Marçal Müller
“Tive um pouco de dificuldade na largada, fiquei um pouco distraído com o Vario, que estava na minha frente. Perdi um pouco de contato, se estranharam logo no harpim, coloquei do lado do Eloi. Ele está disputando o campeonato, seria canalhice minha colocar ele para fora. Recolhi e fiquei. Não tinha o ritmo deles na prova. Fiquei esperando na minha posição para levar para casa. Foi uma corrida tranquila, não tive briga, nem disputa, mas trouxe o carro para casa, que é o que importava para mim. O importante era voltar, fazer um pódio, recuperar a confiança, o braço. Nesse circuito, você trabalha o tempo inteiro. Queria trazer o carro de volta inteiro e com um pódio, então, é uma delícia”
Tom Filho
“É maravilhoso ganhar. Depois do fim de semana que eu tive, acho que foi o primeiro carro da Porsche a rampar de ré. Largar em oitavo e acabar em primeiro na categoria, e em quinto na geral, foi maravilhoso. A única coisa que posso dizer é que isso é maravilhoso, sensacional, indescritível. É meu segundo ano na categoria, a primeira vitória. Estou muito feliz”
Rouman Ziemkiewicz
“Que beleza poder levar um troféu para casa. Levar um troféu no meio dessa garotada não é mole, não. É muito gostoso, uma pista que cansa muito, é desafiadora. Estava morto no fim, mas graças a Deus deu certo”
Paulo Totaro