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Beta e Porsche GT3 Cup Challenge renovam parceria: já são nove anos juntos nas pistas

Marca com enorme tradição nas pistas, a Beta chega ao nono ano consecutivo de parceria com o Porsche GT3 Cup Challenge. A fabricante italiana de ferramentas foi uma das primeiras empresas a se juntar ao campeonato da Porsche no Brasil. “A Beta iniciou suas atividades no Brasil em 2004 e a Porsche Cup começou em 2005. Tudo funciona perfeitamente entre as duas partes e nosso relacionamento vai muito além de um simples fornecimento de ferramentas. Mais que uma parceria, é um envolvimento total”, enaltece Joaquim Leão, CEO da Beta do Brasil.

Além de ferramentas, a Beta produz contêineres e malas para transporte e armazenamento, formando um catálogo com mais de 12.000 itens. “A linha se renova todos os anos, a fim de atender a novas especificações e necessidades dos fabricantes. Essa evolução atende a todas as necessidades da Porsche, que é nosso carro-chefe no Brasil”, prossegue Leão.

Uma das premissas do Porsche GT3 Cup Challenge é buscar excelência em todos os aspectos das operações. A escolha das ferramentas segue esse conceito. “Utilizar ferramentas de primeira linha gera inúmeras vantagens”, assegura Vinicius Quadros, engenheiro de pista do Porsche GT3 Cup Challenge. “Algumas são óbvias, como a durabilidade. Mas a ergonomia também é importante: uma ferramenta com melhor ‘grip’ facilita a operação do mecânico, diminuindo o tempo de execução e o esforço físico. A Beta é muito boa também nesses aspectos”, elogia. “Além disso, a Beta possui consultores que nos auxiliam com as nossas necessidades nas ferramentas. Sempre que temos uma operação nova e não comum em que precisamos de uma ferramenta especial, solicitamos o auxilio técnico deles para escolha do equipamento ideal.”

Segundo Vinicius, a Beta tem outra característica elogiável: a de desenvolver todas as ferramentas sob um raciocínio de utilização prática. “Além de produzir a chave de fenda, a Beta faz com que ela se encaixe em um estojo específico, que por sua vez tem encaixe próprio no contêiner de ferramentas. Isso facilita muito o trabalho dos mecânicos”, exemplifica. Eventualmente, a Beta importa, especificamente para a Porsche, ferramentas e equipamentos não vendidos no Brasil. Vinicius menciona ainda a filosofia da Porsche em, sempre que possível, trabalhar com ambientes na cor branca. “Expusemos isso para a Beta e, como resultado, temos um modelo de contêiner de ferramentas na cor branca que só o Porsche GT3 Cup Challenge possui. A Beta atendeu a uma solicitação nossa e somos os únicos no mundo a ter esse modelo de carro.”

Fundada na Itália em 1938, a Beta tornou-se rapidamente uma das fornecedoras preferenciais de marcas automobilísticas, tanto para trabalhos em carros de rua quanto em corridas. Na década de 1970, a visibilidade da marca teve um aumento expressivo graças ao patrocínio ao piloto de Fórmula 1 Vittorio Brambilla: seu March cor de laranja tinha o logotipo da Beta predominando nas laterais, asas e bico. Com esse carro, Brambilla venceu o Grande Prêmio da Áustria de 1975, numa corrida em que a forte chuva provocou o final antecipado. Eufórico pela conquista, Brambilla perdeu o controle do carro logo após receber a bandeirada e bateu de leve no guard-rail. Completou a volta de honra com o bico do carro danificado. Um final inusitado, mas que ajudou a eternizar a imagem icônica da Beta entre os fãs de automobilismo.

Atualmente, as ferramentas Beta estão presentes nos boxes de todas as equipes de competições internacionais (Fórmula 1, MotoGP, DTM e outras). No Brasil, a Beta também é bastante utilizada em kartódromos e por equipes de diversas categorias do automobilismo e motociclismo, além da Porsche.

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