trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Cristiano Piquet assume a liderança na largada e vence novamente na Porsche GT3 Challenge

Na sequencia da programação, Cristiano Piquet -que tem parentesco distante com a família do tricampeão mundial de F1- foi hegemônico na classe Challenge, em prova marcada por capotagem causadora de uma longa bandeira amarela. Alheio ao problema, o competidor do Porsche #8 assumiu a liderança na largada, conteve o assédio de Rodrigo Mello após a relargada e venceu pela terceira vez no ano, para reagir na classificação.

Já o campeonato da Challenge embolou novamente com o abandono do líder JP Mauro, combinado aos pódios e top10s dos adversários diretos. Fábio Alves reduziu a margem para o topo da tabela para 7 pontos, Elias Azevedo agora está a 10, e Cristiano Piquet abreviou seu déficit em 20 pontos, de 33 para 13 atrás do líder (sem considerar os descartes).

Neste domingo, o complemento da sexta etapa do calendário tem início às 10h com a largada da corrida 2 da Challenge, prova que novamente terá Elias Azevedo e Cristiano Piquet na primeira fila.

Às 11h será dada a luz verde para a corrida 2 da Cup, que pela regra de inversão do grid terá Rodolfo Ometto partindo da posição de honra e Pedro Piquet em oitavo lugar.

O portal Terra exibe as provas ao vivo. A TV Band mostra a íntegra da etapa no próximo domingo em VT, e o Sportv anunciará durante a semana a data de exibição do evento em TV fechada.

A corrida – Challenge
Partindo da pole, Elias Azevedo assumiu a linha central e perdeu rendimento na largada, sendo presa fácil não apenas para Cristiano Piquet, que alinhava na primeira fila. O carro #21 caiu para quarto. Rodrigo Mello se aproveitou e avançou para segundo, mas Kastropil forçou ultrapassagem no miolo, selando um início de prova avassalador no qual conquistou nada menos que seis posições nas duas primeiras curvas.

A batalha seguiu intensa na volta 2, quando o top5 se estabilizou com Cristiano Piquet, Kastropil, Rodrigo Mello, Elias e Daniel Corrêa, brigando muito e bloqueando rodas até conseguir passar o carro #21. Na volta 4, Rodrigo Mello deu o troco em Kastropil.

Então veio o acidente mais plástico da temporada até o momento.

Duelando pelo décimo lugar na volta 5, o líder JP Mauro dividiu a curva 1 com seu tio Marcio Mauro no Porsche #11. Os dois saíram rodando, e o estreante José França, que vinha logo a seguir, ficou sem ter para onde desviar e foi tocado pela traseira do carro #27, a seguir capotando na área de escape.

O safety car foi acionado para remover os carros acidentados, após os dois pilotos (JP e França) saírem andando de seus Porsches. Marcio Mauro ainda conseguiu retornar para a pista, completando a prova normalmente depois.

Após a relargada, as posições seguiram inalteradas -salvo pelo embate entre Kastropil e Daniel Corrêa pela terceira posição, que acabou com o competidor do Porsche #0. O maranhense radicado em Goiânia subiu ao pódio em quarto, com Elias Azevedo completando o top5.

Declarações dos pilotos
“Hoje a sorte sorriu para mim. Na largada, acho que o Elias errou a marcha e largou muito mal, e eu fiz minha parte: larguei bem e daí foi só administrar. Estava adorando aquele safety-car demorado… Fiz o dever de casa e levo mais alguns pontos.
Pedrinho Piquet fez muita festa quando passei na reta e fico especialmente contente por vencer no mesmo dia que ele. Dois Piquet ganhando na sequencia foi especial realmente”
CRISTIANO PIQUET, vencedor da classe Challenge no geral

“Na largada consegui sair de quarto para segundo, o que foi bem bacana. Depois tive a disputa com o Kastropil: ele me passou e passei ele de novo. Se não fosse a bandeira amarela, acho que daria para disputar com o Cristiano e tentar a primeira vitória no geral hoje. Mas estou muito feliz com a prova. Hoje eu não pontuava na Challenge Sport, mas sem dúvida entro mais animado para fazer meu trabalho amanhã e continuar na busca pelo título na Sport”
RODRIGO MELLO, vencedor da classe Challenge Sport e segundo no geral

Goiânia 2 – Porsche GT3 Challenge – Corrida 1:
1. Cristiano Piquet, 14 voltas
2. Rodrigo Mello, a 0s883
3. Ronaldo Kastropil, a 1s647
4. Daniel Corrêa, a 2s001
5. Elias Azevedo, a 2s406
6. Gonzalo Huerta, a 2s867
7. Fábio Alves, a 4s062
8. Tom Filho, a 4s371
9. Ramon Alcaraz, a 7s313
10. Paulo Pomelli, a 9s730
11. Beto Leite, a 10s739
12. Marcio Mauro, a 27s482*
13. JP Mauro, a 10 voltas
14. José França, a 10 voltas
* Punido em 20s por ultrapassagem sob safety-car

Porsche GT3 Challenge – Classificação geral:
1. JP Mauro, 145 pontos
2. Fabio Alves, 138
3. Elias Azevedo, 135
4. Cristiano Piquet, 132
5. Tom Filho, 88
6. Márcio Mauro, 80
7. Daniel Corrêa, 74
8. Ramon Alcaraz, 70
9. Gonzalo Huerta, 69
Rodrigo Mello, 69
11. Daniel Paludo, 55
12. Ronaldo Kastropil, 46
13. Eduardo Ramos, 44
14. Marcello Sarcinella, 41
15. Vitor Scheid, 34
16. The Tonny, 29
17. Paulo Pomelli, 19
18. Beto Leite, 8
19. José França, 0

PARCEIROS