trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Estreantes surpreendem nos primeiros treinos em Jacarepaguá

Surpresas marcaram o primeiro dia de treinos para a prova 8 do Porsche Challenge no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Apesar do tempo fechado, não choveu durante as atividades de pista nesta quinta-feira, e o estreante Ipe Ferraiolo liderou a segunda sessão após ter sido apenas o 19º colocado no primeiro treino, que terminou com o paulista Eduardo Azevedo no topo da folha de tempos. A largada será dada neste sábado às 11:55.

Ferraiolo teve a seu favor o fato de ter um bom conhecimento do circuito. “Conheço bem a pista”, disse o novato, participante habitual de Track Days (eventos com carros de rua) no autódromo carioca. “Tive um primeiro treino ruim, pois saímos com a calibragem dos pneus errada e também era minha primeira vez aqui na categoria. Estava meio frustrado, mas depois de algumas voltas comecei a pegar mais a mão do carro e fazer tempos melhores.” Ele obteve 1:16.963, melhor marca do dia.

Eduardo Azevedo conseguiu a primeira posição na sessão inicial (1:17.596), mas acabou o dia em terceiro lugar, com 1:17.774. “Espero manter a colocação do primeiro treino no sábado”, afirmou. “O problema é que aqui o pneu vai embora rapidamente”, continuou o piloto, que reutilizou no Rio um jogo de pneus usado por ele na etapa anterior, em Curitiba. Ele acredita poder fazer um tempo na casa de 1:16 nesta sexta-feira.

Também na primeira sessão, outro estreante, o carioca Kide Aranha, se destacou ao conseguir o quarto melhor tempo. “Sou apaixonado por Porsche e estou realizando um sonho ao correr com um deles”, contou o piloto, experiente em provas com carros de turismo – em 2004, ele disputou provas de longa duração com um Ford Maverick V8, em parceria com o tio Roberto Aranha, conseguindo uma vitória em sua categoria nos 500 Km do Rio de Janeiro.

Gilberto Farah, vencedor de duas corridas nesta temporada, foi o segundo colocado no treino inicial. Gui Affonso, ganhador da prova paranaense, apareceu logo atrás dele. Na segunda sessão, foi Carlos Ambrósio quem mais se aproximou de Ferraiolo. Dos outros dois estreantes, Ricardo Ricca marcou 1:19.977 na primeira sessão e Joca Silveira conseguiu 1:23.669 na segunda.

A Challenge realizará dois treinos nesta sexta-feira: um das 11:45 às 12:30 e outro das 15:00 às 15:45. A sessão classificatória da sexta etapa acontecerá a partir das 09:30 deste sábado, mesmo dia da corrida, cuja bandeira verde será mostrada às 11:55. O canal por assinatura Speed transmitirá ao vivo a prova.

PARCEIROS