trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Nelson Marcondes e Nelson Monteiro: De concorrentes diretos na Sprint para parceiros no Endurance

Dupla de pilotos da GT3 disputa título do Sprint ponto a ponto, mas aceleram juntos pelo campeonato de corridas longas

Os Xarás Nelson Marcondes e Nelson Monteiro estão protagonizando em 2020 uma disputa extremamente acirrada na Sprint Series. Líder e vice-líder, respectivamente, eles disputam ponto a ponto o título das corridas curtas dos carros de competição mais produzidos do planeta.

Essa competição entre eles ganhou um tempero extra na temporada que celebra os 15 anos da categoria acelerando em solo nacional: Os dois dividem o mesmo carro no campeonato de Endurance. Eles aceleram juntos pela segunda vez no ano em Goiânia. A dupla lidera a categoria GT3 Trophy depois da primeira corrida no Velocitta.

Os pilotos comentaram sobre a experiência de baterem porta em uma semana e já na semana seguinte dividirem o mesmo cockpit.

Nelson Marcondes, o líder do campeonato de Sprint comentou sobre a parceria com seu principal rival na disputa do título, disse que seu parceiro é muito rápido e muito constante nas pistas, e tem uma capacidade elevada em conseguir boas voltas voadoras no quali.

Amigos dentro e fora das pistas, a coincidência da dulpa não se restringe ao mesmo nome. Os dois são filhos de “Nelsons”, e tem também filho como o último nome.

Quando a dupla foi formada, o campeonato de Sprint já estava acontecendo e Marcondes já liderava, com Monteiro mais para baixo na tabela de classificação. Depois da primeira prova juntos, Monteiro conseguiu um final de semana espetacular em Interlagos, com duas vitórias e um terceiro lugar, que o credenciaram para entrar de vez na briga com seu xará pelo título da Sprint Series.

“Por andarmos juntos, nós vamos conhecendo as principais características um do outro, quais os pontos fortes e fracos. Analisamos as telemetrias para entender como melhorar na Endurance, mas conhecemos onde podemos atacar um ao outro na Sprint. A formação dessa dupla só contribuiu para um campeonato mais equilibrado nas corridas curtas.” Disse Nelson Marcondes sobre a relação de parceiros e adversários.

Já Monteiro disse que a relação de amizade entre eles é muito forte, que foi um dos principais fatores que juntaram os homônimos para acelerarem o mesmo carro na Endurance. Para ele, campeonatos diferentes tem “chaves” diferentes na cabeça, e que um não interfere no outro.

Ambos se ajudam com telemetrias nas pistas em que correram, dando dicas e sugestões para aperfeiçoarem a química de ambos na pista.

A dupla dos xarás acelera em Goiânia pela Endurance Series, depois viram a “chavinha” para se enfrentarem na Sprint Series em Interlagos e novamente dividem o carro nos 500km de Interlagos para encerrar a temporada de 2020 da Porsche Cup.

PARCEIROS