trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Perfil do Piloto: Conheça um pouco mais sobre Nelson Marcondes

Correndo seu segundo ano completo na Porsche Cup, piloto coleciona histórias e amigos dentro da categoria.

Como o próprio Nelsinho Marcondes se descreveu, ele é um “gearhead” desde muito cedo na vida. Um “Gearhead” nada mais é do que um apaixonado por motores em geral. Mas, antes de falarmos do piloto Nelsinho, vamos conhecer um pouco mais sobre quem é Nelsinho Marcondes fora do cockpit.

Empresário, diretor e produtor no ramo do audiovisual, Marcondes sempre teve o sonho de unir seu trabalho com sua paixão pela velocidade. O caminho de Nelsinho com a Porsche Cup Brasil começou a se cruzar antes mesmo dele sentar-se nos carros de competição mais produzidos do planeta. Durante algum tempo, ele produziu o programa de televisão do ex-piloto e apresentador Otávio Mesquita, que correu na categoria por longos anos.

“Lembro de quando eu trabalhava com o Otávio, ele sempre me contava sobre a Porsche Cup e aquilo ficou na minha cabeça por um bom tempo.”

A paixão por carros surgiu logo cedo, incentivada ainda por um presente que ganhou na infância: a assinatura da revista Quatro Rodas. Ele conta que por mais de 11 anos foi assinante da revista e juntou ao todo mais de 150 edições, todas catalogadas e decoradas de cabo a rabo.

“Sempre que alguém da família ia comprar um carro, eu ia na minha coleção e pegava a revista que falava sobre aquele carro! Sabia tudo sobre eles na época!”

E lembra quando falamos sobre o sonho de unir o trabalho com a paixão pelos carros? Hoje a produtora dele cuida do programa Auto Esporte, o programa sobre carros mais conhecido da televisão brasileira. Voltaremos ao assunto do programa mais tarde nesse perfil.

Pensa você que Nelsinho é apenas apaixonado por carros? Errado! Uma das suas maiores paixões na vida está sobre duas rodas. Fã incondicional das motos, Nelsinho conta que viajar sobre duas rodas é seu maior hobby.

Pelo menos duas vezes por ano ele faz uma viagem grande de moto, pela América Latina ou pela Europa. Os destinos são variados, mas para ele é prazer puro, e um momento de sentir o espírito de aventura correr no sangue.

Outro hobby que ele nos contou foi pelo Jet-sky, e mais uma vez podemos ver a gasolina e os motores na vida dele.

“No jet eu me considero mais um entusiasta! E algo que me move bastante é a potência. Para mim, moto ou Jet-sky não é qualquer uma, é sempre a mais potente para o tipo de aventura que eu estou praticando! A potência é algo que me move.”

E já que tocamos no assunto de potência, então vamos falar sobre automobilismo. Como todo bom jovem dos anos 80 e 90, o automobilismo se fez presente na vida dele por conta do ídolo Ayrton Senna. As manhãs de domingo eram diferentes para ele, pois era momento de sentar-se em frente a televisão e acompanhar a Fórmula 1.

Aquela vontade de competir de carro surgiu desde muito cedo, mas o esporte a motor no Brasil e no mundo, infelizmente é um esporte para poucos. Os custos para começar na categoria são elevados e isso acabou afastando o jovem Nelsinho das pistas.

A volta desse desejo de ser piloto voltou à tona em 2006, quando entrou em um campeonato de kart com os amigos. Até 2011 quando fez a passagem para a Stock Junior. Seu tempo na categoria foi curto, apenas duas temporadas, sendo a segunda dividida com outra categoria de carros de turismo.

Em 2013 veio um hiato no automobilismo. O afastamento durou até meados de 2015, quando a vontade pilotar um carro e correr falou mais alto. Para saciar essa vontade, a saída foi praticar durante os track days, para voltar a ter uma experiência em pista, aliando a atividade a um de seus hobbies: montar carros para esses eventos.

A chegada à Porsche foi se desenhando ao longo de 2018. Com amigos em comum envolvidos na categoria, dentre eles o piloto César Urnhani (com quem trabalha no programa “Auto Esporte”) foram estreitando a relação de Nelsinho com a categoria, e, foi então que aconteceu primeiro o contato com Dener Pires, Diretor da Porsche Cup.

2019 foi o ano em que, pela primeira vez, Nelsinho se sentou em um Porsche de competição para valer. Fez a temporada de Sprint e de Endurance junto com César, seu amigo de trabalho que agora era amigo das pistas também. E a parceria deu muito certo. Nelsinho e César foram campeões do Endurance na categoria GT3 3.8 Sport.

A memória que mais marcou nessa história da Porsche foi a vitória na preliminar da F1 em 2019: “A sensação de subir no pódio, com o autódromo todo montado para a F1, ouvir o hino nacional com a arquibancada cheia é indescritível”.

Com o carimbo para correr na temporada de 2020 feito na noite anterior ao começo da temporada, Nelsinho vem preparado para correr na volta dos carros às pistas. E a temporada de 2020 já começou bem para ele, com vitória na GT3 Sport e na Geral, saindo da primeira etapa na liderança do campeonato.

PARCEIROS