trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Túnel do Tempo: Corridas históricas da Cup – “2012 – Estreando com o pé direito no Velo Città”

A Porsche Cup Brasil entra no “Túnel do Tempo” para celebrar os 15 anos dos carros de competição mais produzidos do planeta em solo nacional.

Nossa viagem dessa semana é para o ano de 2012, para um momento que marcou não só a história da Porsche Cup Brasil, mas do automobilismo nacional. E o marco em questão é a inauguração do Velo Città. A Cup foi a primeira categoria nacional a correr no novo traçado.

Depois de abrir a temporada em Portugal, com etapas em Algarve e no Estoril, dar uma passada pelo templo nacional do esporte a motor, em Interlagos, o interior de São Paulo foi o próximo destino da Porsche Cup Brasil naquele 16 de junho. Precisamente a cidade de Mogi Guaçu, onde o mais novo autódromo do cenário nacional acabava de ser inaugurado, Velo Città.

Diferente de outros autódromos onde a Cup já havia passado e os pilotos conheciam o traçado, o Velo Città acrescentava um novo ingrediente ao final de semana: a pista nova. Os pilotos ainda não tinham as “manhas” das retas e curvas do interior de São Paulo, então todos estavam no mesmo patamar de conhecimento da pista, a disputa seria então piloto contra piloto.

Ricardo Baptista, o líder do campeonato, registrou a primeira pole-position da história da Porsche Cup na pista, o carioca Marcelo Franco largou junto com ele na primeira fila. Otávio Mesquita, Clemente Lunardi e Tom Valle, pilotos que estavam na Cup desde 2005 também estavam na parte superior do grid inicial.

E como toda boa prova de automobilismo, a largada foi emocionante e agitada. Toques, mudanças de posição e até Safety Car, todos os ingredientes de uma largada que os pilotos foram agressivos em busca de ganhar posições logo ao apagar das luzes. Tudo isso antes da corrida completar o primeiro giro da história da pista.

Marcelo Franco foi o grande destaque daquela primeira corrida. Quando teve sua oportunidade, assumiu a primeira posição de Ricardo Baptista e levou o Porsche #70 para receber a bandeira quadriculada pela primeira vez na história em Mogi Guaçu.

Marcelo Franco lembrou daquela tarde no Velo Città com muito saudosismo. Pela primeira vez, viu a corrida com a narração do nosso Luc Monteiro, até então tinha apenas visto com a narração veiculada na televisão, com o Sergio Maurício no comando da transmissão. Portanto, emoção dupla para o piloto no nosso túnel do tempo.

“Sem dúvida foi o maior momento na vida do Marcelo piloto. Minha primeira vitória, na primeira prova da pista! Ficou marcado para sempre na minha memória. Até porque, foi a primeira vez que eu dirigi no Velo Città. A outra vez que tinha andado na pista, foi no carona de um carrinho de golfe.”

O entendimento dele com o traçado foi instantâneo. Perdeu a pole para Ricardo Baptista por questão de detalhes, mesmo sendo a primeira vez que ele pilotava no traçado.

“Eu acho que nós temos uma conexão com algumas pistas, e comigo foi no Velo Città! Eu me dei muito bem lá, mesmo sendo a primeira vez. Não imaginava que venceria aquela corrida, perdi a pole para o Ricardinho por alguns milésimos. Estaria super feliz se conseguisse um P3 naquele final de semana. Mas entra naquilo que eu falei da conexão, tive a chance e venci uma corrida que eu não esperava.”

A vitória de Marcelo Franco no Velo Città você acompanha neste sábado, 04 de julho, às 14h no canal oficial do Youtube da Porsche Cup Brasil. Luc Monteiro comanda a transmissão e com direito a um bate-papo especial com o vencedor daquela tarde.

PARCEIROS