trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Rodrigo Baptista é o pole na primeira prova da preliminar da F1 em Interlagos e sai em vantagem na decisão

O fim de semana de decisão do título de sprint da Porsche Império GT3 Cup começou em favor de Rodrigo Baptista nesta sexta-feira (10). Segundo colocado na pontuação a apenas meio ponto da liderança, o recordista em vitórias de 2017 (seis de Sprint e uma de Endurance) cravou a melhor volta do qualificatório da classe Cup e larga na pole neste sábado. Ao seu lado vai partir Lico Kaesemodel, atual campeão de Sprint e também candidato ao título deste ano, que vem em quarto nos pontos.

Miguel Paludo começou o treino liderando e acabou a sessão com o terceiro tempo do dia. JP Mauro foi quarto e, a seguir, veio Ricardo Baptista.

Com o resultado, os quatro candidatos ao título vão partir nas cinco primeiras posições na penúltima corrida curta da temporada.

O outro título em aberto neste ano é o da Cup Sport, que está entre Fernando Fortes e Marcel Visconde. Fortes foi melhor no quali, registrando o oitavo tempo, enquanto seu concorrente do carro #20 vai partir em 13o.

Pela classe Master, que já tem Maurizio Billi como campeão, a pole ficou com Tom Valle, autor do sétimo tempo no quali.

A primeira corrida da Cup acontece neste sábado, às 16h25, com transmissão ao vivo dos canais Sportv. Com 24 carros no grid, é a etapa com mais participantes no ano e a previsão é de casa cheia em Interlagos, uma vez que a organização do GP Brasil informa restarem ingressos à venda apenas para um dos setores de arquibancada (“F”), com os demais lotes de entradas todos esgotados.

O que eles disseram:

“Não só a semana, mas o ano inteiro tem sido especial. Fiz uma temporada boa aqui, uma temporada boa nos Estados Unidos, ganhei o Capacete de Prata (na categoria nacional), participei do programa júnior da Porsche na Europa. O ano tem sido muito bom. Não só para essa corrida, mas também na última de Endurance, vou estar com o carro laranja. Fechei agora esse apoio. Falando dessa sexta-feira, fiz o meu dever. Muita gente falando que já sou campeão. Corrida é corrida, pode acontecer muita coisa. Disse que não pensaria em pontos e que faria o que fiz o ano inteiro, que é o meu trabalho. Assim, vai dar certo. Vamos tentar trazer a vitória neste sábado e tentar pontuar ao máximo no domingo”
Rodrigo Baptista

“Está bom. A gente saiu, deu uma primeira volta esquentando. Na primeira volta rápida não virou o que tinha de virar. Já na segunda, eu acreditei, mas não no tempo. Esfriamos o carro, dei mais uma volta e aí fui para a ponta. Depois da bandeira vermelha, coloquei outro pneu e consegui virar 1m37s9. Infelizmente, não é culpa de ninguém, acho que o Vanuê estava na volta rápida também e estava na minha frente. Tive de tirar o pé. Nisso, tirei o pé em duas voltas. Depois, o pneu não era mais o mesmo. Mas está bom, largando na primeira fila. Agora, vamos estudar. Poderia ter vindo melhor, tem alguma coisa que precisa melhorar. Vamos estar competitivos para este sábado”
Lico Kaesemodel

“Acho que o treino foi positivo. O carro passou por uma série de revisões, já que eu venho penando muito nas classificações e, principalmente, nas freadas. Acho que a gente deu um passo para a frente, o carro melhorou muito. A volta rápida do Segundo jogo de pneus foi a minha mais rápida no treino, travei um pouco e perdi alguns décimos. A gente está na balada, agora, é partir para a corrida. Estamos no terceiro lugar, é uma posição boa, estou por dentro. Agora, é ver o que vai acontecer na largada. Não tenho muito a perder. Estamos liderando o campeonato, tenho de chegar na frente dos meus concorrentes para poder disputar o campeonato e brigar até o fim”
Miguel Paludo

“Fico chateado em chegar aqui não disputando o campeonato. Achava no começo do ano que tinha condições de estar, mas por conta de algumas infelicidades e corridas ruins, não estou nesse briga. Por outro lado, fico contente por estar competitivo, mais uma vez estar largando na frente. Poderia ter tirado mais dos pneus, não encaixei o melhor tempo. O fato de eu não estar disputando o campeonato faz com que eu possa arriscar mais na corrida neste sábado, além de ser mais arrojado”
JP Mauro

“Não foi o que a gente imaginava e queria, mas foi o que a gente conseguiu. Foi uma classificação muito confusa, com muito retardatário na pista. A minha primeira oportunidade, eu praticamente joguei fora o pneu, não deu para aproveitar. Na segunda, deu a bandeira vermelha. Quem soube aproveitar a pista aberta e limpa se beneficiou. Agora, saindo de quinto, na minha condição do campeonato e com os outros três saindo na frente, não tenho muito o que fazer a não ser tentar ir para frente”
Ricardo Baptista

“Fizemos o máximo possível. Fui o primeiro na categoria, foi bom. Como não teve treino antes, foi uma loteria. Peguei pneu usado para ver o freio. Nem quis colocar primeiro os pneus novos para achar o freio. Depois que acertei o freio, coloquei o pneu novo. A partir daí, era negociar volta. Fui virar na quarta volta do pneu. Em duas eu errei, na Terceira peguei trânsito. Foi pegado. Fiquei devendo para mim mesmo uns três décimos. Nem tinha feito contas pelo título. Estou pensando nas duas corridas”
Fernando Fortes

Treino classificatório

Cup

1) Ro. Baptista – 1min37s820

2) L. Kaesemodel – 1min37s957

3) M. Paludo – 1min38s293

4) JP Mauro – 1min38s426

5) R. Baptista – 1min38s485

6) E. Azevedo – 1min38s606

7) T. Valle (M) – 1min38s900

8) F. Fortes (S) – 1min38s917

9) W. Neugebauer – 1min39s087

10) M. Billi (M) – 1min39s097

11) E. Khouri (S) – 1min39s161

12) M. Mauro (M) – 1min39s329

13) M. Visconde (S) – 1min39s331

14) C. Ambrosio (M) – 1min39s343

15) M. Karlsson – 1min39s380

16) P. Queirolo – 1min39s415

17) A. Baptista (S) – 1min39s452

18) G. Figueiroa (M) – 1min39s501

19) C. Faria (S) – 1min39s895

20) V. Faria (S) – 1min39s908

21) B. Leite (S) – 1min40s396

22) G. Reischl (S) – 1min40s614

23) D. Giustozzi (M) – 1min41s436

24) P. Pomelli (M) – 1min43s273

PARCEIROS