trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Nonô Figueiredo: a telemetria na vida do piloto

No esporte a motor moderno, uma das partes mais importantes e detalhistas do trabalho dos pilotos é análise de telemetria. Hoje passei o dia fazendo essa lição de casa. A equipe Project 1 me forneceu a telemetria do teste realizado ontem em Oschersleben e também do teste oficial que a Porsche Mobil 1 Supercup teve há algum tempo em Monza.

Nesta categoria, o regulamento permite que a telemetria capte eletronicamente dados como velocidade, giro do motor, marchas utilizadas, ponto e intensidade da freada e quanto o volante gira nos contornos de curvas, entre outros dados mais técnicos. Toda essa informação é compilada em diversos gráficos.

O esforço minucioso para absorver tais informações permite ao piloto não apenas avaliar a sua tocada nos mais específicos pontos do traçado, como ainda chegar a uma estimativa razoável do que pode acontecer em sua próxima saída à pista.

Munido dos dados do teste de ontem feito por mim e dos dados do time do teste de Monza, meu esforço é no sentido de mentalizar o que vai acontecer na pista quando for para o treino livre de sexta-feira. Esse trabalho de analisar a telemetria é um “treino” solitário, no qual o piloto fica estudando dados e gráficos e ao mesmo tempo já tenta se enxergar guiando naquela pista.

No caso da corrida da Porsche Mobil 1 Supercup em Monza isso ganha muita importância, uma vez que o único treino livre do final de semana, na sexta, tem apenas 45 minutos de duração. Então as informações de referência do time serão muito úteis.

Ainda não peguei o novo Porsche 911 GT3 no autódromo italiano. Mas a lição de casa de hoje, debruçado sobre os dados da telemetria, com certeza vai me permitir chegar lá e abreviar o tempo de adaptação. Por exemplo: já terei uma noção bem clara dos pontos ideais para passagem das marchas e da intensidade da freada antes de cada curva.

Nonô Figueiredo, 42, é piloto profissional. Desde 2009, atua como piloto-consultor da Porsche GT3 Cup Challenge no Brasil. Nesta semana ele faz sua estreia na Porsche Mobil 1 Supercup, evento preliminar da F1, no Autódromo de Monza.

PARCEIROS