trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche GT3 Brasil monta Race Control com padrão internacional em suas corridas

Pelo menos durante as provas do Porsche GT3 Brasil, os autódromos brasileiros passarão a ter um “Race Control” similar aos encontrados nos principais circuitos internacionais. Nove monitores de TV, todos acoplados a aparelhos de DVD graváveis, estarão à disposição do diretor de prova e dos comissários desportivos na torre de controle do autódromo Velo Città, onde será disputada neste sábado a quarta etapa da temporada de 2012. Na próxima, em Interlagos, os recursos do Race Control serão ampliados para 14 monitores.

O Race Control é a sala na qual o diretor de prova segue as corridas, auxiliado pelos comissários desportivos. Nos autódromos de Estoril e Algarve, em Portugal, onde a Porsche GT3 Brasil fez as etapas de abertura da temporada de 2012, os recursos do Race Control são permanentes: em uma sala, quase 30 monitores permitem acompanhar tudo o que acontece no traçado. Cada aparelho exibe a imagem captada pelas câmeras fixas instaladas ao longo do circuito. Em outros dois, pode-se acompanhar a imagem que vai ao ar na transmissão de TV e a tela da cronometragem oficial. No Brasil, sistemas semelhantes só são instalados durante a realização de eventos internacionais, como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos, e a etapa brasileira do WTCC, em Curitiba.

“Nossa intenção foi oferecer aos comissários desportivos condições de trabalho à altura do que se espera em um evento como o Porsche GT3 Brasil”, explica Dener Pires, diretor da categoria. Sérgio Berti, diretor de provas do Porsche GT3 Brasil, acrescenta: “Esses recursos dão à direção de prova muito mais respaldo, especialmente para observar pontos da pista que ficam fora da visão da torre de controle. Também temos condições melhores de avaliar a atuação em operações de resgate de veículos ou socorro médico”.

Cada monitor de TV é acoplado a um gravador digital com HD de 160 GB – é possível, portanto, gravar os três dias de evento ininterruptamente. O aparelho possui recurso de replay que permite que uma imagem possa ser analisada detalhadamente sem que haja interrupção de gravação. Esse recurso é particularmente importante para os comissários desportivos poderem tomar a decisão justa quanto a eventuais punições aos pilotos. “Tínhamos imagens de um único monitor e agora passamos a ter de dez. É uma ferramenta de trabalho importantíssima”, reconhecem Carlos Montagner, José Campiti e o ex-piloto Alfredo Guaraná Menezes, comissários desportivos da categoria.

PARCEIROS