trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche GT3 Cup Challenge inicia sua décima temporada em Estoril

A décima temporada do Porsche GT3 Cup Challenge está prestes a começar. A partir do dia 3 de abril, quinta-feira, os pilotos inscritos para a etapa de abertura de 2014 entrarão no traçado do autódromo do Estoril, em Portugal, para conhecer os novos Porsche 911 GT3 Cup e os pneus Pirelli, que serão utilizados pela primeira vez na categoria. Além do novo pacote técnico, os pilotos terão um ano repleto de novidades também no formato da disputa. As corridas acontecerão no sábado, dia 5, com exibição pelo portal Terra.

Na categoria Cup, a grande mudança é a estreia dos novos Porsche 911 GT3 Cup da geração “991”, completamente diferentes dos que a Cup usou entre 2011 e 2013. São ligeiramente mais potentes (460 cv, dez a mais que no modelo anterior) e possuem câmbio com paddle shift (aletas no volante para troca de marchas). Trata-se do mesmo carro utilizado na Porsche Supercup, que acompanha os GPs de F1 realizados na Europa e Oriente Médio e norteia os campeonatos similares que acontecem na Europa, América do Norte, Ásia, Oceania e Brasil.

Outra novidade da categoria Cup será colocada em prática quando a categoria retornar ao Brasil para a segunda etapa do calendário, no dia 31 de maio em Curitiba. Cada evento passa a contar com prova única de 37 minutos mais uma volta. O formato utilizado até 2013 (duas provas de 25 minutos mais uma volta) será mantido nas etapas realizadas no exterior.

Duas classes passam a estar inseridas no campeonato da Cup. A Cup Master, já realizada em 2013, é reservada a pilotos com 50 anos de idade ou mais. Na nova Cup Sport, pontuam os pilotos que não tenham terminado entre os cinco primeiros colocados no campeonato nos dois anos anteriores. Pilotos que atendam aos requisitos das duas classes competirão somente na Master. Todos eles pontuam na classificação geral da Cup e terão pódio e tabela de pontuação separadas para suas respectivas classes.

A Porsche Challenge também terá carros diferentes. Ela passa a utilizar os 911 GT3 Cup da geração “997 II”, com motor de 450 cv e câmbio sequencial. Estes modelos substituem os “997 I” utilizados até 2013, com motores de 420 cv. A Challenge permanecerá com duas corridas por evento, ambas com 25 minutos mais uma volta. Dentro da Challenge, será realizada a classe Challenge Sport, para pilotos que atendam basicamente a dois critérios: não ter se classificado entre os dez primeiros colocados no campeonato da Porsche Challenge nem finalizado corrida da Porsche Challenge entre os três primeiros lugares nos dois anos anteriores.

O sistema de duplas de pilotos, anteriormente permitido somente na categoria Light (que dá lugar à Challenge Sport), passa a ser facultativo também na Challenge. Os pilotos da Challenge Sport que correrem sozinhos pontuarão nas duas corridas da Challenge, mas somente em uma (a ser definida por sorteio antes de cada etapa) na Challenge Sport.

Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Cup Challenge, enaltece que todas as mudanças foram feitas com apoio dos pilotos. “Em qualquer esporte, é necessário haver um equilíbrio de forças para que a competição seja atraente. Os carros são idênticos para todos os participantes, mas temos pilotos com níveis variados de experiência. Estas mudanças dão a todos a possibilidade de se destacar em condições de igualdade”, explica. “E o melhor é que, independentemente da classe em que competem, fica mantido o confronto entre todos os participantes, o que é muito motivador para eles.”

PARCEIROS