trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Porsche GT3 Cup Challenge Brasil abre a temporada com quatro bicampeões na pista

Os motores da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil voltam a roncar nesta semana para a rodada dupla de abertura da temporada 2015 em Curitiba. A categoria abre a temporada que celebra seus 10 anos no país com os quatro bicampeões da Cup em ação na capital paranaense.

Campeão no ano passado e em 2011 e piloto recordista em vitórias na Porsche Cup com 36 conquistas, Constantino Jr foi protagonista das quatro corridas realizadas na capital paranaense em 2014, mas não sobe no lugar mais alto do pódio em Curitiba desde setembro de 2013.

A regularidade que o piloto do carro #00 mostrou para chegar a seu segundo título é um dos pontos mencionados pelos demais bicampeões da categoria como chave do caminho para o inédito tri na Porsche Cup.

Com a palavra Ricardo Baptista, campeão em 2012 e 2007: “A expectativa é a melhor possível, pois teremos um campeonato em que, tudo indica, será definido na última etapa já que a disputa promete ser muito acirrada. Muitas disputas pelas poles e vitórias acontecerão em 2015… Para trazer o Tri, será necessário muita regularidade e ter velocidade para terminar sempre entre os ponteiros”, argumenta o competidor do carro #27.

Dono dos títulos de 2013 e 2010, Ricardo Rosset aponta que a temporada tende a ser a mais competitiva da história da Porsche Cup. Agora com o carro #11, ele aponta que a adoção de lastro no regulamento deste ano deve aproximar mais ainda os carros do grid e destaca a evolução de outros competidores ao longo do ano passado. “Claro que os quatro bicampeões são experientes e conhecem bem o carro, mas na reta final da temporada passada vimos pilotos mais recentes na Cup andando muito forte e acredito que teremos caras novas na briga pelo título de 2015.”

Primeiro bicampeão da categoria (2008 e 2009), o gaúcho Miguel Paludo retorna à Porsche Cup depois de mais de 60 corridas na Nascar entre 2010 e 2013. O gaúcho foi o primeiro piloto estrangeiro a registrar uma pole no tradicional superspeedway de Daytona em prova de abrangência nacional na “Stock Car americana”. “É muito legal retornar à Cup, onde decolei na carreira de piloto. O carro é fantástico e estou ansioso para acelerar com o equipamento dessa nova geração ‘991’, pois quando deixei a categoria era outro carro”, observou Miguel, cuja última corrida foi no circuito de rua azerbaijano de Baku, em prova válida pela Blancpain Sprint Series no ano passado.

Único piloto do grid a migrar da categoria Challenge para a Cup em 2015, Marcio Basso revela a mesma ansiedade do ex-competidor da Nascar sobre acelerar logo o carro “novo”. “No ano passado comecei a correr na Challenge incentivado pelo Christian Germano. Fiquei encantado e em 2015 resolvi me aprofundar no esporte. O ‘991’ é um supercarro e minha ideia é desfrutar ao máximo disso. Também acredito que, com o grid mais experiente da Cup, é maior minha probabilidade de melhorar a tocada”, contou Basso, que no mês passado fez uma corrida de endurance nos Estados Unidos em dupla com Nonô Figueiredo, piloto consultor da Porsche Cup.

A exemplo da temporada 2014, neste ano também serão disputadas as classes Cup Sport e Cup Master em paralelo ao campeonato regular da Cup. A primeira serve como classe de entrada na categoria e registrou no ano passado belos pegas envolvendo Eduardo Azevedo, Gil Farah, Franco Giaffone, Rodolfo Ometto e Daniel Schneider, entre outros; enquanto a segunda se destina aos pilotos com mais de 50 anos de idade.

Já na categoria Porsche GT3 Challenge, o atual campeão Fábio Alves se diz “mais leve” para a temporada 2015.

“Imagino que será meu ano mais prazeroso nas pistas, desde que voltei a correr em 2012. Minha vontade obviamente é repetir o título, mas sei que o desafio será grande pois o grid tem gente muito veloz. Kreis Jr foi um adversário duro no ano passado e não será diferente agora. O Elias Azevedo sempre andou forte desde que entrou parte final da temporada, JP Mauro fez só a corrida final em Interlagos, mas mostrou muita habilidade e rapidamente se entendeu com o carro. E tem ainda o Rodrigo Mello, que com um pouco mais de quilometragem, pode figurar constantemente entre os líderes”, analisou o competidor carioca.

O livetime da categoria cobre todas as atividades de pista desde sexta.

Programação – Etapa 1:

Quinta-feira, 5 de março
14h – 14h45 – Clínica de Pilotagem – Sessão 1 – Cup + Challenge
14h50 – 15h20 – Treino Opcional 1 – Cup + Challenge
15h25 – 16h10 – Clínica de Pilotagem – Sessão 2 – Cup + Challenge
16h15 – 16h45 – Treino Opcional 1 – Cup + Challenge
16h50 – 17h35 – Clínica de Pilotagem – Sessão 3 – Cup + Challenge

Sexta-feira, 6 de março
9h30 – 9h50 – Treino Opcional 1 Parte A – Challenge
9h55 – 10h25 – Treino Opcional 1 – Cup
10h30 – 10h50 – Treino Opcional 1 Parte B – Challenge
11h30 – 12h – Treino Opcional 2 – Cup
12h10 – 12h45 – Briefing – Cup + Challenge
13h05 – 13h25 – Treino livre 1 Parte A – Challenge
13h35 – 13h55 – Treino livre 1 Parte B – Challenge
14h35 – 15h20 – Treino livre 1 – Cup
15h25 – 15h45 – Treino livre 2 Parte A – Challenge
15h55 – 16h15 – Treino livre 2 Parte B – Challenge
16h55 -17h10 – Treino Clasificatório – Cup
17h15 – 17h25 – Treino Classificatório Top 10 – Cup

Sábado, 7 de março:
10h – 10h10 – Treino Classificatório Grupo A – Challenge
10h20 – 10h30 – Treino Classificatório Grupo B – Challenge
10h40 – 11h20 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – Cup
11h25 – 12h05 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B – Challenge
13h05 – 13h45 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A – Challenge
13h55 – 14h35 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – Cup
15h – 15h30 – Porsche Experience

Calendário – Porsche GT3 Cup Challenge
7.mar – Curitiba
18.abr – Velo Città
23.mai – Interlagos
27.jun – Velo Città
8.ago – Interlagos
19.set – Goiânia
24.out – Curitiba
15.nov – Interlagos
28.nov – Interlagos

PARCEIROS