trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Pilotos especialistas no traçado do Velo Città projetam etapa exigente na Porsche GT3 Cup

O palco é dos mais exigentes: pista extremamente técnica, curvas em subida e em descida e retas curtas que mal permitem um alívio para os pilotos. Some-se a isso a previsão de temperatura beirando os 40ºC. Está armado o cenário para o que promete ser a etapa mais desgastante do ano na Porsche GT3 Cup, no autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu.

Esta é a terceira temporada em que a Porsche GT3 Cup Challenge visita o circuito de 14 curvas e 3.493 m de extensão. Vencedores em 2012 e 2013, Ricardo Baptista, Rodolfo Ometto e Marcelo Franco (que retorna à Cup nesta etapa) são unânimes quando indagados sobre a principal característica do traçado: “técnico e travado”.

Com a palavra, Ricardo Baptista, bicampeão da Porsche GT3 Cup: “É um traçado bem travado, que parece um kartódromo. Eu, como apaixonado por kart, me divirto muito. É importante ter uma tocada bem suave, aproveitando bastante a tração do carro. É fundamental largar na frente, pois praticamente há apenas um ponto de ultrapassagem, assim, se o adversário da frente não errar, a ultrapassagem é bem difícil”, argumenta o competidor do carro #27, credenciado por duas vitórias no Velo Città (2012 e 2013).

Com 28 pontos na Cup Sport e em sexto lugar na tabela de classificação da classe introdutória, Rodolfo Ometto mostrou em 2013 na Porsche GT3 Challenge a relevância de largar na pole em Mogi. Ele venceu as duas corridas de ponta a ponta e tem o Velo Città como uma de suas pistas favoritas. “O conceito do autódromo é excepcional, com o circuito muito seletivo. É necessário usar todos os recursos do carro para ser rápido e, ao mesmo tempo, gerenciar a temperatura dos freios”, frisou.

Ometto acrescenta que a previsão de altas temperaturas durante o final de semana representa uma exigência adicional, mas fez uma ressalva. “Nas minhas vitórias do ano passado o câmbio era outro. Com a ‘borboleta’, deve ser menos cansativo. Acredito que meu desafio será buscar os líderes da Cup. Se repetirmos a performance de 2013, temos chances”, disse, em alusão a uma das novidades da Porsche GT3 Cup em 2014, o sistema de paddle shift. O mecanismo permite ao piloto passar as marchas sem tirar as mãos do volante ao mesmo tempo em que preserva a vida do motor evitando engates fora de giro e foi introduzido com a geração “991” do Porsche GT3 Cup, a mesma usada pela Porsche Supercup nas preliminares da programação oficial de algumas etapas da Fórmula 1.

Pela tabela de pontuação, o piloto do carro #8 tem razão sobre a dificuldade de buscar os ponteiros. Com 124 e 113 pontos respectivamente, Ricardo Rosset e Constantino Jr duelam pela ponta do campeonato. O retrospecto no Velo Città favorece o ex-piloto da Fórmula 1. O atual campeão venceu a segunda corrida do ano passado, depois de um segundo lugar na primeira prova -enquanto Constantino tem um terceiro lugar como melhor resultado.

O terceiro colocado na classificação geral é Clemente Lunardi, com 93 pontos. Ele também lidera com tranquilidade a classe Cup Masters: tem 67 pontos, 26 a mais que o segundo colocado, Tom Valle.

Na Cup Sport Gil Farah lidera com 56, seguido de perto pelo campeão da Challenge em 2013, Daniel Schneider (50) e por Eduardo Azevedo (41).

Sexta de nove etapas da temporada , a primeira passagem da Porsche GT3 Cup Challenge pela pista do interior paulista em 2014 motiva alguns pilotos a começarem a pensar na matemática do campeonato a caminho de sua reta final. Não é o caso do primeiro piloto a triunfar na história do circuito. Para Marcelo Franco, acelerar novamente em Mogi Guaçu é uma realização gigantesca.

“É um autódromo especial para mim”, diz o piloto que assume o carro #70 neste final de semana. Ele foi o primeiro vencedor da história da pista, em 16 de junho de 2012. “Fico feliz demais por voltar no Velo Città e acelerar o carro novo. No ano passado tive uma batida forte e depois fiquei afastado das pistas por causa de um problema cardíaco. Estava louco para voltar e não poderia haver uma pista melhor”, disse Franco.

Ele destacou que, diferentemente de pistas como Curitiba e Interlagos, no novo circuito de Mogi os competidores têm rodagem similar. “Ninguém tem muito mais horas de voo que os outros, o que permite outra dinâmica para a prova. Além disso a topografia do autódromo e seu traçado exigem força física e psicológica dos pilotos.”

Nesta sexta-feira, acontecem os treinos livres e a tomada de tempo da Porsche Cup. As duas provas estão programadas para sábado.

Toda a programação de pista pode ser acompanhada pelo livetiming da Porsche GT3 Cup Challenge por meio do site oficial do campeonato. No sábado, o portal Terra exibe ao vivo os treinos e corridas. A TV Band mostra a sexta etapa da temporada para todo o Brasil no dia 26 de outubro às 12h30.

Cup – Classificação após cinco etapas (top10):
1. Ricardo Rosset 124 pontos
2. Constantino Jr. 113
3. Clemente Lunardi 93
4. Ricardo Baptista 80
5. Gil Farah 74
6. Marcel Visconde 67
7. Pedro Queirolo 67
8. Daniel Schneider 57
9. Eduardo Azevedo 49
10. Tom Valle 39

Cup Master – Classificação após cinco etapas (top10):
1. Clemente Lunardi 67
2. Tom Valle 41
3. Gui Affonso 32
4. Sergio Ribas 28
5. Roberto Posses 28
6. Maurizio Billi 25
7. Marcelo Stallone 24
8. Guilherme Figuerôa 16
9. Charles Reed 12
10. Carlos Silveira 9

Cup Sport – Classificação após cinco etapas (top5):
1. Gil Farah 56 pontos
2. Daniel Schneider 50
3. Eduardo Azevedo 41
4. Franco Giaffone 35
5. Adalberto Baptista 29

ETAPA 6 – VELO CITTÀ – 17 e 18 de OUTUBRO 2014
Sexta-feira – 17 de outubro
09:00 às 09:20 – Treino opcional – Parte A – CHALLENGE
09:25 às 09:55 – Treino opcional – CUP
10:10 às 10:40 – Treino opcional – CUP
10:45 às 11:05 – Treino opcional – Parte B – CHALLENGE
13:05 às 13:50 – Treino Livre – CUP
13:55 às 14:15 – Treino Livre – Parte A – CHALLENGE
14:25 às 14:45 – Treino Livre – Parte B – CHALLENGE
15:20 às 15:35 – Treino Classificatório – CUP
15:40 às 15:50 – Treino Classificatório – Top10 – CUP
15:55 às 16:15 – Treino Livre – Parte A – CHALLENGE
16:25 às 16:45 – Treino Livre – Parte B – CHALLENGE

Sábado – 18 de outubro
10:00 às 10:10 – Treino Classificatório – Grp A – CHALLENGE
10:20 às 10:30 – Treino Classificatório – Grp B – CHALLENGE
10:40 às 11:20 – Corrida 1 – (25 min + 1 volta) – CUP
11:25 às 12:05 – Corrida 1 – Grp B (25 min + 1 volta) – CHALLENGE
13:05 às 13:45 – Corrida 2- (25 min + 1 volta) – CUP
13:55 às 14:35 – Corrida 2 – Grp A (25 min + 1 volta/ lap) – CHALLENGE
15:00 às 15:30 – Porsche Experience

PARCEIROS