trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Emerson Fittipaldi aprova dia de teste com carro da Porsche GT3 Cup em Mogi

A Porsche GT3 Cup Challenge teve mais um convidado ilustre no último domingo. Bicampeão mundial de Fórmula 1 e promotor das 6 Horas de São Paulo, Emerson Fittipaldi acelerou o Porsche 911 GT3 geração “991” no Autódromo do Velo Città. É o mesmo modelo usado pela Porsche GT3 Cup no Brasil e pela Porsche Supercup nas preliminares da Fórmula 1 na Europa e Estados Unidos.

Foram percorridas ao todo 40 voltas no autódromo de Mogi Guaçu, sob supervisão do engenheiro Vinícius Quadros e de Dener Pires, diretor geral da Porsche GT3 Cup Challenge.

“O carro é muito bom. O piloto ainda tem que tirar o mofo, a naftalina e a ferrugem. Mas está chegando lá”, brincou o patriarca do automobilismo brasileiro, que em 67 anos de idade acumulou 14 vitórias na Fórmula 1 e mais 22 na Fórmula Indy (incluindo o bicampeonato na Indy500), além de ter protagonizado iniciativas pioneiras como montar um time brasileiro na principal categoria do automobilismo mundial e, anos mais tarde, na A1GP.

Emerson aprovou o traçado do Velo Città. “A pista é espetacular, muito bacana e técnica, com curvas em subida e descida. Para completar a volta perfeita aqui é muito difícil”, observou o bicampeão, que recentemente renovou sua carteira de piloto na FIA, o que alimentou rumores de uma possível voltas às pistas nas 6 Horas de São Paulo. Fittipaldi é o promotor do evento, que encerra a temporada 2014 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) e tem na programação oficial uma prova da Porsche GT3 Cup, a exemplo do que ocorre há dez anos no GP Brasil de Fórmula 1 em Interlagos.

“Este GT3 é bem mais fácil de guiar do que outros que eu guiei com o Antonio Hermann há quatro ou cinco anos. O carro é muito equilibrado: a única dificuldade que eu tive ainda foi freio, pois dá para melhorar nas freadas e aproximação de curvas. Foi um dia muito legal, obrigado”, declarou com simpatia o bicampeão após o término dos trabalhos.

“O Emerson cumpriu a programação à risca. Sentou no carro e deu algumas voltas para se adaptar e pegar o ritmo de novo. Foi legal vê-lo andando bem. No início impressionou muito, baixando 1s por volta, uma volta atrás da outra. Deu para perceber que ele foi muito consistente no teste e também muito preciso nas informações que passou”, avaliou o engenheiro Vinícius Quadros.

Para Dener Pires, diretor geral da Porsche GT3 Cup Challenge, a experiência de ter o piloto Emerson Fittipaldi em um dos carros da categoria foi muito bacana. “O Emerson é uma personalidade no automobilismo mundial. Fico contente que ele tenha testado e aprovado nossos carros.”

A próxima etapa da Porsche GT3 Cup acontece dentro da programação oficial das 6 Horas de São Paulo, no dia 30 de novembro em Interlagos.

PARCEIROS