trabalhe conosco Área do Piloto Garanta Seu Ingresso

Temporada 2007: Expansão territorial

Quatro pilotos chegando à penúltima etapa em condições de disputar o título e corridas com até seis carros disputando a vitória. Em seu terceiro ano de atividade, o Porsche GT3 Cup Challenge consolidou-se com uma das categorias mais competitivas do automobilismo no Brasil. Com sete vitórias nas 16 corridas disputadas, Ricardo Baptista sagrou-se o terceiro campeão da categoria.

No último ano de atividade dos 911 GT3 Cup da geração “996” (pelo menos era o que se acreditava na época: ninguém previa a criação da categoria Light, que aconteceria dois anos depois), a categoria teve a inclusão de mais dois novos circuitos: Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, local da abertura da temporada, e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Este último entrou no campeonato devido ao fechamento de Interlagos para reformas. Entre as alternativas disponíveis, foi considerada a melhor porque, além de ter um traçado seletivo, o circuito gaúcho poderia receber a categoria na mesma data prevista para a corrida de São Paulo.

Cinco pilotos diferentes conquistaram vitórias nas cinco primeiras corridas da temporada: Constantino Júnior, Luiz Otávio Paternostro, Roberto Posses, Ricardo Baptista e Tom Valle. Na sexta, Baptista voltou a vencer; na seguinte, um novo vencedor foi adicionado à lista: Clemente Lunardi. Depois, Baptista enfileirou quatro vitórias seguidas, consolidando-se como maior candidato ao título.

Em outubro, durante a preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1, a Porsche Cup adotou pela primeira vez o formato “Flying Lap”, transformando o treino classificatório de sábado em etapa válida pelo campeonato. Além de Baptista, tinham chances de chegar ao título Clemente Lunardi, Marcel Visconde e Otávio Mesquita. Mas o segundo lugar no treino, atrás do pole-position Olivier Maximin (piloto francês participante da Porsche Supercup, participante convidado e sem marcar pontos), deu-lhe o título por antecipação. A corrida de domingo, poucas horas antes da Fórmula 1, foi uma das melhores da história da categoria. Baptista, Maximin e Valle disputaram acirradamente a vitória, com o público das arquibancadas torcendo pelos brasileiros na disputa com o francês. Baptista venceu, enquanto Valle e Maximin ficaram pelo caminho após colidirem no S do Senna.

A etapa final foi marcada por um fato inédito: pela primeira vez, o Porsche GT3 Cup Challenge teve corridas disputadas com chuva. A primeira prova (antepenúltima do ano) foi disputada normalmente, apesar da pista molhada. Quando os carros alinharam para a segunda, a chuva havia ficado mais forte e a pista estava bastante empoçada. A largada foi dada com safety car, na expectativa de que a chuva diminuísse. Como isso não aconteceu, a prova foi encerrada após 16 minutos, tempo necessário para validá-la com pontuação integral. Na luta pelo vice-campeonato, Lunardi levou a melhor sobre Mesquita, Posses e Marcel.

PARCEIROS